A prática de Yoga veio para o Brasil com a ideia de físico. Tomou conta das academias e deixou a impressão de que Yoga se resume a ter um corpo bonito. Em sua essência, é a união de mente, corpo e espírito em harmonia.
“Não adianta arrumarmos a fachada de nossa casa, se no interior há vazamentos, bolor… Temos que arrumar de dentro para fora!”, diz Caroline Barrio, Instrutora de Yoga e Mindful Kids da A Kasa Viva.
Percebemos que existem inúmeras possibilidades de meditar e organizar o nosso sistema físico, mental e emocional. Com práticas de Yoga e Meditação, podemos perceber a importância da vida, dos nossos propósitos e isso nos ajudará em tudo o que estivermos dispostos a fazer e em todas as situações que venham surgir. Por isso, introduzir essa filosofia na infância (a partir dos 4 anos de idade) é o mais indicado para que eles despertem e cresçam com hábitos saudáveis em todos os aspectos da vida: mental, corporal e espiritual.
Sem dúvida alguma, ao introduzir isso na infância, conseguimos ajudar na formação de um cidadão consciente de si, com o olhar para o outro e para o mundo. Quem pratica as aulas tem a possibilidade de descobrir novas experiências a partir do conhecimento adquirido e, consequentemente, se tornará mais seguro e autoconfiante, mantendo a autoestima elevada para tudo o que fizer. Isso o tornará mais consciente para toda e qualquer ação. E isso faz parte do processo de estudar Yoga e Meditação. Além de sabermos que a troca de experiências, orientações e o diálogo sobre valores, entre as nossas crianças e jovens, os ajudarão nesse processo de autoconhecimento.
Plantar, resgatar valores humanos e mantê-los puros é fundamental para esse despertar.
Você também pode gostar
Nós podemos dar o start para isso: o autoconhecimento tornará essa criança ou jovem em um adulto mais reflexivo e com autonomia em decisões que considerem importantes a partir de sua vivência, de sua própria experiência, respeitando os outros e a natureza, ponderando sempre o verdadeiro, a essência.