Quando você chegou aqui no planeta terra, ainda não tinha capacidade de ser o comandante de sua embarcação. Eram provavelmente seus pais, a escola e a religião que frequentava, enfim, os adultos quem comandavam a sua embarcação. E hoje, quem está pilotando o seu barco? Você acha que é você ou tem certeza que são os outros? Ou seu barco está à deriva em alto mar? Você ao menos tem consciência de que é um “barco” no “mar da vida”?
Como sei se há comandante no meu barco? Você sabe pelos resultados que tem tido ao longo da vida. Você sabe onde está? Sabe para onde quer ir? Alguma vez remou na intenção de chegar ao tão desejado destino? Quando conquista algo que se quer, é sinal que remou na direção desejada, você foi o comandante.
Posso afirmar que a maioria das pessoas está completamente à deriva, é o vento salgado do mar quem as leva para lá e para cá. E outros comandantes, vendo essa situação, passam a traçar-lhes a rota que querem para o barco alheio. Ou seja, se você não é o comandante do seu barco, outra pessoa está sendo, remando em prol dos seus interesses particulares.
Você também pode gostar:
É preciso ainda falar do perigo que uma embarcação à deriva torna-se para outros barcos. O comandante precisa desviar-se daquela embarcação à deriva na sua rota e, assim, evitar um acidente. Houve algum comandante no seu barco em 2017, foi você mesmo? E para 2018, já traçou alguma rota? Quem será o comandante?