Muito se fala sobre a forma como as crianças brincam desde pequenas com os seus brinquedos prontos. Os estímulos vêm de todas as partes: os próprios pais que acreditam que os brinquedos eletrônicos e chamativos proporcionam um momento de alegria e diversão e a mídia que ‘vende’ estes brinquedos como uma forma das crianças se socializarem e estarem prontas a brincar com outras crianças.
Mas são realmente poucos os pais que se questionam em relação a estes brinquedos prontos que podem sim, limitar a criança de imaginar, criar e perceber o seu próprio mundo, caso não venha pronto. Mas quem escolheu fazer os próprios brinquedos para seus filhos garante que este percurso vale a pena.
Bonecas educativas Waldorf
Em entrevista para o site Eu sem Fronteiras, Niva Veiga que é educadora e ministra as aulas de bonecas Waldorf (veja aqui) destacou sobre a importância do brincar na infância das crianças. Mas um brincar bem diferente do apertar, matar, clicar, e sim o brincar de sentir, cheirar, imaginar.
As bonecas educativas Waldorf valorizam a criança. O seu pensar, criar para não se limitarem diante dos acontecimentos. São elas as criadoras do seu mundo, do seu primeiro mundo. Assim, elas tecem as linhas dos rostos que imaginam e não um rosto pronto e maquiado. Educar neste sentido é muito mais do que saber lidar com um brinquedo eletrônico, é saber entender os mundos diferentes de cada criança.
Nina Veiga disponibiliza um curso de Bonecas Waldorf
O curso pode ser feito por qualquer pessoa que tem interesse em fazer as próprias bonecas para os seus filhos. Auxiliando não apenas no brincar da criança, mas também traz uma consciência ecológica em relação aos materiais que são utilizados.
No curso, você aprende a fazer a montagem e costura do cabelo e bordado do rosto, artesanalmente. Você é o criador da boneca. E se a criança for maior, você ainda pode convidar seu filho a participar deste momento em conjunto, solitário e criativo.
Você também pode gostar:
Voltado não apenas para os pais, como também para educadores, artistas, e artesãos que podem se apropriar deste conceito e quem sabe se transformar em uma fonte de renda? Espalhando criatividade, afetividade nas mãos e amor para crianças e pais, um caminho que confronta aqueles caminhos que insistem em dizer que a criança precisa saber lidar com o pronto.
O que você vai aprender?
O curso é online e além de aprender a confeccionar as bonecas Waldorf, veja alguns dos conceitos que serão abordados neste curso que tem duração de 12 horas: A ideia da boneca é o riscar, costurar e cortar, o enchimento do corpo, a costura do pescoço e a importância dos materiais naturais, O bordado do rosto e a imaginação da criança, montar o sapatinho e a constituição de um modo de existir saudável para a infância além, claro, da atividade.
Para saber mais, neste link, informações sobre o curso.
• Artigo escrito por Angélica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras