Um curta-metragem chamado ‘Apenas respire’ vem circulando na Web e chamando a atenção. Nele podemos ver as crianças expressando os seus sentimentos quando estão com raiva. Logo depois, elas falam de forma muito simples como conseguir educar o nosso corpo para fazer uma respiração lenta e, ao mesmo tempo, equilibrar as nossas emoções e não agir por impulso ou raiva. O vídeo é bem educacional e traz uma proposta interessante para ajudar as pessoas a utilizarem a respiração para se acalmar.
Confira o documentário:
A respiração não é apenas para acalmar, ela é importante para manter o bom funcionamento dos pulmões e proporcionar o nosso bem-estar. Confira os benefícios ao respirar de forma correta:
- Ajuda a melhorar a digestão.
- Elimina as toxinas que se formam no corpo.
- Equilibra as funções orgânicas.
- Ajuda a combater a ansiedade.
- Ajuda a relaxar e acalmar.
- É benéfico porque ajuda a pessoa a viver no momento presente.
Além disso, o benefício que a pessoa pode ter ao respirar de forma correta é também diminuir os riscos de ansiedade e estresse.
Muitas pesquisas afirmam que as pessoas ansiosas não respiram de forma correta. Se você quer saber como é a sua respiração, pare por alguns minutos e observe. Se for uma respiração rápida e curta é sinal de que você respira de forma incorreta.
Você também pode gostar de:
- Fique saudável com técnicas de respiração
- Respiração na menopausa: minimize os sintomas
- Veja como tirar a Yoga do “tapetinho”
A respiração é tão importante porque ela nos ajuda a nos manter focados no momento presente. É o que também mostra o livro “O poder do Agora”, de Eckhart Tolle. Quando queremos focar no agora uma dica é iniciar pela respiração, aí conseguimos sincronizar a nossa mente a viver o agora sem estar no passado ou no futuro.
Algumas práticas, como Yoga e meditação, ajudam muito as pessoas a respirar de forma correta.
Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.