A depressão não tem cara
Muitas pessoas, incluindo famosas, já apresentaram quadros severos de depressão que ninguém (ou quase ninguém) sabia.
Por isso, é muito importante ser gentil com todas as pessoas que cruzam seu caminho. Nunca sabemos, a fundo, pelo que o outro está passando — até sabermos, infelizmente e, em alguns casos, fatalmente.
Seja gentil com o outro e seja gentil com você também! A depressão tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, e principalmente nesses últimos dois anos.
Buscar ajuda profissional, nesses casos, é fundamental para entender o que ocorre em seu íntimo e para mudar algumas coisas internamente. Tudo é possível quando a pessoa se abre para essa possibilidade.
Caso você esteja passando por essa situação ou conheça alguém que está, fale comigo. Eu, como psicóloga e terapeuta, posso auxiliar nesse processo, por meio das terapias online e presenciais.
Ataque de pânico: quando isso acontecer, não se cobre tanto!
Ataque de pânico é um momento breve de tempo em que a pessoa sente muita ansiedade e um medo extremo. A pessoa também pode ter sintomas físicos, como tontura, náuseas, dores no peito, falta de ar, tremores, dor de cabeça, desmaio, calafrios. E como ajudar uma pessoa que esteja passando por um ataque de pânico? Converse calmamente com essa pessoa e a oriente a controlar a respiração, faça perguntas sobre o que ela está vendo, procure distraí-la com conversas e músicas.
A causa principal do ataque de pânico é a ansiedade, e geralmente a pessoa manifesta algum transtorno ansioso de base que, se não for tratado, poderá piorar conforme o passar do tempo.
Existem tratamentos específicos que podem ajudar a pessoa a tratar e a amenizar as crises, e até mesmo chegar à cura total, mantendo a situação controlada. O importante é procurar ajuda correta de profissionais capacitados.
Por meio da psicoterapia eu, Carla Marçal, psicóloga, tenho conseguido tratar muitos pacientes e venho alcançando bons resultados. Como terapeuta, procuro, junto do paciente, encontrar as causas dessa ansiedade para, assim, ajudá-lo a encontrar as soluções que ele procura, a partir do autoconhecimento e do controle emocional.
Ir à terapia é importante para a manutenção do que precisa ser praticado também!
O motivo principal para fazer terapia é a busca por mudança de um comportamento, de algum sentimento e de pensamentos que afetam a pessoa, impedindo-a de viver em conformidade com a realidade. Na terapia também se busca aprender a ter foco e objetivos em relação ao que realmente se deseja. É preciso, então, entender que a terapia é importante e precisa ser realizada com consciência.
A terapia é um processo e tem algumas etapas. Ela se baseia muito no autoconhecimento e na autorreflexão, pois é isso o que vai promover o desenvolvimento e a percepção da pessoa, a fim de que ocorram as mudanças necessárias. O psicólogo vai ajudar a pessoa a encontrar respostas.
Quando a pessoa entende que ela é a parte principal no processo terapêutico, e admite que precisa de ajuda para lidar com as oscilações da vida, ela percebe e entende seus limites e se esforça para se libertar de tudo aquilo que a aprisiona. Ela faz a parte que lhe cabe, praticando o autoesforço e desenvolvendo o pensamento positivo para colher os benefícios da terapia e ter qualidade de vida.
Você também pode gostar
Agende um bate-papo comigo. No nosso primeiro encontro, conversaremos e avaliaremos a melhor forma para conduzir o seu processo. Não se preocupe, pois eu não cobro essa conversa.
Envie WhatsApp para fazer o seu agendamento:
📲(11) 99916-1828,
Psicóloga Carla Marçal.