Ansiedade se manifesta no corpo e na mente. É uma preocupação com o futuro que, quando exagerada, pode se transformar em um transtorno psicológico.
Gera na mente desconforto, aflição, nervosismo, excesso de pensamentos e sintomas físicos como taquicardia, tremores, suores, tensão muscular, enjoo, falta de ar e tontura.
Em algumas ocasiões é natural que a ansiedade nos tome, afinal é uma reação emocional em momentos de insegurança, que trazemos de nossos ancestrais e que de certa forma nos serve como defesa. O cérebro emocional ou límbico, presente em todos os mamíferos, responde aos estímulos externos com o objetivo de sobrevivência.
A ansiedade coloca o corpo em alerta para reagir a uma situação de estresse. Quando um animal se defronta com o perigo o seu corpo se prepara para atacar ou fugir. Para tanto são liberados hormônios como adrenalina e cortisol que alteram o metabolismo e preparam para a reação ao perigo iminente.
Lembre-se de momentos de ansiedade como o início de um relacionamento amoroso, uma entrevista de emprego, um evento importante. Preso no trânsito, diante de um problema de saúde ou outra adversidade.
Porém, quando a ansiedade extrapola e passa a dominar o dia a dia, sem um real perigo que justifique, é hora de se cuidar!
O transtorno de ansiedade prejudica a qualidade de vida, tornando a rotina diária em um grande tormento.
Nem sempre percebemos o quanto estamos sendo dominados pela ansiedade. Ela pode aparecer disfarçada como uma característica normal da personalidade, atingindo aos poucos a saúde integral.
A preocupação com acontecimentos que virão e a obsessão por querer controlar a vida, alimentam a ansiedade.
Além de causar desequilíbrios para o corpo e para a mente, a ansiedade também prejudica as relações interpessoais familiares, profissionais e amorosas.
Não é possível controlar as pessoas, os relacionamentos e o futuro o tempo todo. Podemos apenas nos responsabilizar por fazer a parte que nos cabe.
O que você irá encontrar nesse artigo
Por que sentimos ansiedade?
O medo é a causa da ansiedade. Falta de confiança em si e no futuro. Deixamos de viver o momento presente, desperdiçando nossa energia em algo que ainda não aconteceu.
Como curar?
O caminho para a cura do transtorno de ansiedade deve ser pautado na compreensão que só podemos mudar o futuro se estivermos focados no presente. O único momento real que temos é o aqui e agora.
O nosso corpo está sob o domínio da mente e se ela lhe envia sinais de ansiedade ele acreditará no que lhe foi transmitido.
Principais transtornos de ansiedade
Síndrome do Pânico, Fobias, Estresse Pós-Traumático, Ansiedade Generalizada, TOC
Práticas para ajudar a curar a ansiedade
A terapia transpessoal trabalha com psicoterapia oriental, yogaterapia, expansão da consciência e diversas técnicas que proporcionam recursos para alterar o padrão mental e emocional. Entre tantas ferramentas, vou lhe passar a prática abaixo:
Você também pode gostar:
Meditação da respiração
- Foque sua atenção em seu fluxo respiratório;
- Perceba sua respiração sem interferir no fluxo;
- Tome consciência se ela está superficial ou profunda;
- Observe, apenas observe;
- Toda vez que se pegar distraído, perceba a distração e volte a focar o fluxo respiratório;
- Ao terminar, inspire profundamente e solte o ar vagarosamente;
- Faça a prática diariamente por no mínimo 10 minutos.
Seja Amor!