Comportamento Saúde Mental

Desembrulhe seu presente do passado

Mãos abrindo uma caixa de presente.
pixelshot / Canva Pro

Todos nós carregamos bagagens emocionais, mas ao reconhecer os ‘presentes do passado’, podemos crescer emocionalmente. Este texto explora a importância de compreender essas questões, ser gentil consigo mesmo e como um parceiro saudável pode apoiar, mas não resolver, seus desafios emocionais.

Imagine uma mala cheia com todas as suas experiências passadas, que continua sendo preenchida ao longo da vida. Todos nós carregamos essas malas, algumas maiores que outras.

Eu gosto de chamar as “questões não resolvidas do passado” de “presentes do passado”. Cada presente é algo que exige sua atenção para que você cresça e se cure emocionalmente. Muitas vezes, esses presentes compartilham temas comuns e são ativados por interações ou até pensamentos.

Nosso desafio é reconhecer esses sentimentos, nos tornarmos conscientes de nossas reações e identificarmos quando uma resposta desproporcional surge. Isso pode ser um sinal de que um “presente do passado” está vindo à tona.

O caminho para o crescimento emocional passa por uma atitude gentil consigo mesmo ao desembrulhar esses presentes. Ao ganhar essa consciência, você fortalece seus relacionamentos, especialmente os românticos.

Um parceiro saudável te apoiará enquanto você organiza sua mala emocional, mas não poderá desembrulhar os seus presentes. Essa jornada é sua.

Casal de mulheres se abraçando,
Nzewi Confidence / Nzewi Confidence’s Images / Canva Pro

Pessoas que têm consciência de seus “presentes do passado” tendem a assumir responsabilidade por suas emoções. Elas sabem como os problemas não resolvidos do passado afetam suas vidas hoje e procuram apoio, mas não transferem a você a tarefa de resolver esses desafios. O trabalho principal será feito por elas mesmas, e o apoio será bem-vindo.

Por outro lado, há quem não esteja consciente de suas questões do passado ou simplesmente não queira lidar com elas.

Você também pode gostar:

Essas pessoas podem evitar a responsabilidade emocional e até esperar que você resolva seus problemas por elas. Namorar alguém assim pode ser desafiador, pois a falta de percepção e vontade de mudança podem atrapalhar o relacionamento.

No fim, todos carregamos malas do passado. A pergunta que fica é: você está disposto a lidar com os presentes do passado do seu parceiro? Quais são os desafios que você está preparado para ajudar a desembrulhar?

Abraçando suas mudanças.

https://go.hotmart.com/R85789174M

Sobre o autor

Janio Ferreira Costa (Psicanálise Online)

Olá, sou Janio psicanalista, estou feliz por estar aqui. Fazer terapia é ler a si mesmo.

Trabalho com sessão online com adultos, veja meus contatos no final deste artigo. Grato.

Acredito que você é uma pessoa de grande valor e que nasceu para um propósito; dentro de você há um rico depósito de habilidades, mas a vida acontece e surgem situações que obscurecem a visão da gente, fazendo com que você sinta que "não vale a pena". Com isso pode vir a ansiedade ou uma série de transtornos.

Se isso ressoa em você, conecte-se comigo hoje e vamos conversar.
Teremos uma conversa tranquila, privada e (acima de tudo) sem censuras ou críticas.

Viso criar um espaço seguro e sem julgamentos para você conversar, desabafar e descarregar suas vivências.

WhatsApp: (21) 99289-6265

Instagram: @psicanaliseminuto

Site: janiopsicanalista.com

E-mail: psicanaliseminuto@gmail.com