Começa uma nova fase em sua vida. Você tem se dedicado a ser uma pessoa melhor, um pai ou uma mãe melhor, um ou uma profissional melhor, um avô ou uma avó melhor, entre outras qualificações que você pode estar desejando nesta fase da vida.
Desenvolva uma atitude proativa e receberá um estímulo importante nesta trajetória. Reflita sobre esta frase:
Dificuldade é uma questão de ponto de vista”
Você conhece a história das vendedoras de guarda-chuvas? É uma história muito simples e muito útil.
Dizem que, em algum lugar da China, duas mulheres vendiam guarda-chuvas nas ruas de uma grande cidade. Uma delas só conseguia vender quando estava chovendo. Nos outros dias, não vendia absolutamente nada. Já a outra vendia guarda-chuvas todos os dias, independentemente do clima. Com o dinheiro que juntou, abriu um negócio e tornou-se uma próspera comerciante. Enquanto isso, sua ex-concorrente continuava tentando vender seus guarda-chuvas, pois, embora ganhasse pouco, esse era seu único ganha-pão. Um dia, em meio à labuta diária, a vendedora de guarda-chuvas, que agora já era idosa, viu passar uma senhora elegante e bem cuidada e reconheceu a antiga concorrente:
– Não era você que costumava vender guarda-chuvas por aqui? – Perguntou ela.
– Sim, era eu. – Respondeu a outra.
– Me diga uma coisa: vender guarda-chuva quando chove não tem segredo, muitas pessoas precisam de um para se proteger da chuva. Mas em dias ensolarados, por que as pessoas iriam querer guarda-chuvas? – Perguntou a vendedora.
– É simples: para se proteger do sol. – Explicou a comerciante.
– E nos dias em que não há chuva nem sol?
A comerciante respondeu prontamente:
– É mais simples ainda: se você não sabe se vai chover ou se vai fazer sol, você tem duas coisas contra as quais se proteger.
A vendedora refletiu um pouco, deu um suspiro e disse:
– Sorte sua seus clientes pensarem assim.
Ao que a próspera comerciante replicou:
– Sorte nada. Quem você acha que fez meus clientes pensarem assim?
Quer saber a moral da história? Aprenda a reverter possíveis obstáculos e usá-los a favor de suas mudanças de comportamento. Isso é que é atitude proativa. De tempos em tempos, os principais meios de comunicação ficam cheios de notícias sobre crise, violência, corrupção, desemprego, endividamentos, quebradeira… Você tem duas escolhas.
Você também pode gostar
Ou você pensa: “Não posso ser uma pessoa melhor com essa situação”, ou você arregaça as mangas e pensa: “Agora sim, é o momento que mais preciso mudar e fazer muitas coisas diferentes de como vem sendo feitas”.
As necessidades existem em dias de sol, em dias de chuva, e nos outros dias também.
Todos nós temos dias péssimos, dias difíceis, dias desafiadores, manhãs que começam complicadas e terminam calmas e, claro, dias incríveis, empolgantes, alegres, cheios de boas notícias. Reconhecer a possibilidade de perfeição no nosso dia a dia e não falarmos de modelos ideais e inalcançáveis é o que está diante dos nossos olhos e que tornam a existência por aqui tão boa, tão necessária e transformadora, mesmo nos dias nebulosos.
Vamos em frente!