Uma dessas modalidades que está em alta é o HIIT. HIIT significa High Intensity Interval Training, termo em inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade. Portanto esse treino é intervalado (intercala segundos de atividade em alta intensidade com segundos/minutos de descanso). Essa modalidade pode ser executada de diversas formas, como na natação, na corrida de esteira, na corrida na rua/pista, na bicicleta ergométrica e também utilizando apenas o peso do próprio corpo como resistência.
Essa última está sendo chamada de HIIT Body Work e está em alta, pois é um treinamento extremamente curto (de 20 a 30 minutos no máximo) e, dependendo de seus objetivos e resultados esperados, não precisa ser praticada em todos os dias (afinal, o que mais temos são compromissos e o tempo é extremamente valioso hoje em dia, não é mesmo?).
Mas temos um problema, essa modalidade ainda está sendo estudada. Um grupo de pesquisadores de São Paulo está sendo responsável pela maior parte das publicações na área no mundo inteiro! Por conta disso, muitos profissionais estão aplicando o HIIT Body Work em seus clientes/pacientes sem ter o devido conhecimento, apenas seguindo a moda da internet.
E você, quer saber mais dados científicos e comprovados sobre o HIIT Body Work? Então, assista ao nosso terceiro vídeo do “Desvendando a Ciência da Educação Física” que eu te conto!
Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse:
Desvendando a Ciência da Educação Física – 1
Desvendando a Ciência da Educação Física – 2