Relatos de uma viagem educacional à Finlândia
A Finlândia é um pequeno país nórdico situado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa, com cerca de 5,3 milhões de pessoas, sendo que a maior parte da população está concentrada no sul do país. Embora seja um país pequeno comparado ao resto do mundo (seu tamanho é muito parecido com o estado de Goiás), sua educação pública é exemplar, onde praticamente todos os jovens finlandeses estudam em escola pública.
Líder do ranking global PISA (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos) em 2012, o país tornou-se um modelo de educação para o resto do mundo. Eu tive a oportunidade de fazer uma temporada para realizar visitas e conhecer de perto a educação finlandesa. Visitei escolas na capital e em cidades próximas, além de fazer uma paradinha no Polo Norte.
O ensino lá não é conteudista (que as crianças aprendem disciplinas que nunca utilizarão em suas vidas): “Ensinamos coisas para a vida, como marcenaria, culinária, artes e até 5 línguas.”, como me disse a diretora de uma escola primaria de Helsinque. A profissão de professor é a mais respeitada, valorizada e remunerada do país. “Temos orgulho de ser professores, minha família se orgulha disso!”, relata a diretora.
Outro dado importante é o respeito às regras estabelecidas pela escola e a opinião do professor: “Nossos professores são extremamente respeitados pela família de nossos alunos!”.
Você também pode gostar
Se você quiser conhecer mais sobre essa experiência magnífica, ver fotos e relatos, assista ao nosso 5º vídeo aqui, no Eu Sem Fronteira, “Relatos de uma viagem educacional à Finlândia”, ou acesse o nosso canal no YouTube: Desvendando a Ciência da Educação Física.
Acompanhe outros vídeos da série:
Desvendando a Ciência da Educação Física – 1
Desvendando a Ciência da Educação Física – 2
Desvendando a Ciência da Educação Física – 3
Desvendando a Ciência da Educação Física – 4