Você sabia que todos os anos é comemorado o Dia da Natureza? Pois é! Essa data especial é celebrada sempre no dia 4 de outubro, no Brasil, onde também comemoramos o Dia dos Animais no mesmo dia. Ou seja, é um dia para celebrarmos o meio ambiente como um todo!
Mas para que serve essa data? Por que ela é comemorada no dia 4 de outubro? Conheça todos os detalhes sobre o Dia da Natureza e valorize o meio ambiente!
Direto ao ponto
Por que comemora-se em 4 de outubro?
O Dia da Natureza foi criado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza em 1930. Apesar de não ser um órgão governamental, é uma organização da sociedade civil de interesse público. O objetivo dessa instituição é desenvolver e implementar projetos focados em educação ambiental.
A data escolhida para que seja celebrado o Dia da Natureza é uma homenagem a São Francisco de Assis, um dos mais populares e conhecidos santos da igreja católica. São Franciso era um frade católico muito apaixonado pela natureza e pelos animais, sendo conhecido como o padroeiro dos animais.
São Francisco de Assis teria morrido em 3 de outubro de 1226, por consequência da stigmata, fenômeno religioso em que surgem ferimentos nos mesmos pontos das chagas de Cristo. Por isso, o dia depois de sua morte foi a data escolhida para ser celebrado o Dia da Natureza.
A importância do Dia da Natureza para todos nós
A vida de todos nós, seres humanos, depende dos recursos naturais do nosso planeta: a água, as florestas (que filtram o ar), a proteção natural da camada de ozônio, que impede os danos causados pelos raios solares, entre outros muitos “mecanismos” que a natureza tem para proteger o nosso planeta e permitir que a vida humana se perpetue.
Por isso é que precisamos preservar a natureza a todo custo! Quanto antes entendermos que a nossa vida só é possível enquanto ela estiver preservada, mais cedo começaremos a cuidar do meio ambiente como é necessário para que ele seja suficientemente preservado.
E o Dia da Natureza é um grande convite a fazermos essa reflexão a respeito da preservação do meio ambiente — não só das grandes ações que governos, empresas e figuras poderosas podem fazer, mas também das pequenas atitudes que podemos ter no nosso dia a dia, com o objetivo de preservar a natureza da melhor maneira possível.
Principais impactos negativos que causamos na natureza
Não é segredo para ninguém que nós, enquanto espécie, enquanto humanidade, não estamos cuidando bem do meio ambiente e da natureza. Ironicamente, nós somos os maiores prejudicados por essa falta de cuidado, mas mesmo assim continuamos sendo negligentes…
Por isso é essencial que nos atentemos aos maiores malefícios que causamos ao nosso planeta, com o objetivo de mudarmos a mentalidade para tentar reverter isso enquanto ainda é tempo. Confira alguns dos principais impactos negativos que causamos na natureza!
1. Diminuição de mananciais
Conforme as cidades se expandem, a urbanização é necessária, então “sufocamos” rios e secamos seus mananciais e cursos naturais. Isso causa problemas como enchentes e alagamentos, bem como crises hídricas, porque se eliminamos uma fonte de água de uma região, obviamente vai chover menos ali.
2. Extinção de espécies
Para se alimentar, o ser humano, desde que começou a se organizar e se reunir em sociedades, passou a caçar e fazer a colheita de frutos e plantas. Com a modernidade, a caça por esporte e a destruição de matas, por exemplo, também passaram a ter papéis fundamentais na extinção de espécies.
A verdade é que, ano a ano, extinguimos cada vez mais espécies animais e vegetais, reduzindo a biodiversidade do nosso planeta.
3. Inundações e erosões
A urbanização desorganizada causou diversos malefícios à natureza, que “revida” como é possível. Os rios desviados “reaparecem” alagando e inundando cidades; encostas e barrancos habitados deslizam e matam famílias, destruindo suas moradias, quando grandes chuvas acontecem…
Enfim, o desrespeito do ser humano à geologia e à natureza como um todo, bem como o descaso de governos, que permitem que pessoas habitem lugares com riscos de deslizamento e inundações, por exemplo, prejudicam muito o meio ambiente e a nossa vida nas cidades.
4. Mudanças climáticas
Até o fim do século XX, o aumento médio da temperatura no nosso planeta foi de 0,7ºC. Mais de vinte anos depois do início do novo século, estima-se que esse aumento já tenha chegado a 1º C. A consequência disso é que geleiras são derretidas, aumentando o nível do mar, inundando cidades e causando mais catástrofes ambientais.
Além disso, o aumento da temperatura causa muitos malefícios para nós, porque há a sensação do calor desconfortável, maior incidência de raios solares cancerígenas, entre outros problemas causados pelo aumento das temperaturas.
5. Poluição
O sucesso do sistema capitalista, baseado na produção em escala e nos processos de industrialização, prejudicou bastante o nosso planeta. Nossos processos de produção usam e poluem os recursos da natureza e também enchem a atmosfera de gases poluentes, aumentando a quantidade de doenças respiratórias.
Além disso, outra consequência da poluição é que há uma diminuição da camada de ozônio, que impede que os raios solares maléficos à nossa saúde penetrem a Terra. Com a camada menor, a temperatura da Terra aumenta e recebemos mais impactos ruins à nossa saúde.
Enfim, essas são apenas algumas das muitas consequências da nossa negligência com a natureza para nós e para o nosso planeta, mas muitos outros podem ser apontados, como desastres naturais, impactos nucleares, poluição de rios, chuvas ácidas, destruição de habitats naturais de animais, entre muitos outros.
Protegendo a natureza com pequenas ações: como podemos contribuir
Ainda que nós, enquanto indivíduos, não possamos mudar como os governos, as empresas e as indústrias poluem o meio ambiente, algumas pequenas atitudes no nosso dia a dia podem nos ajudar a fazer a nossa parte para preservar o meio ambiente. Confira algumas delas:
1. Economize energia: sempre que possível, apague luzes, use aparelhos elétricos por menos tempo ou os mantenha desligados, troque lâmpadas comuns por lâmpadas LED e reduza o uso de aparelhos de ar-condicionado;
2. Não desperdice água: reduza o tempo do seu banho, aproveite água da chuva, lave carros e calçadas com água reaproveitada e tente reutilizar a água da máquina de lavar;
3. Separe o lixo reciclável: dessa forma, você consegue garantir a reutilização de muitos materiais, que, se não forem separados, acabam dispensados no lixo comum;
4. Modere o consumo: compre apenas o necessário, sejam roupas, eletrônicos, bens de consumo e quaisquer outros produtos, pois assim reduzimos a poluição causada pela indústria;
5. Jogue lixo no lixo: evite jogar lixo nas ruas e em outros ambientes públicos, porque eles prejudicam o meio ambiente, a exemplo da quantidade absurda de plástico parada nos nossos mares e oceanos;
6. Evite circular de carro particular: dê preferência a usar o transporte público, para evitar poluir ainda mais o meio ambiente, e opte por caminhar a pé, quando for possível;
7. Evite produtos descartáveis: sacolas plásticas, canudos plásticos e por aí vai… Opte por substituir esses itens por outros reaproveitáveis, como canudos de alumínio ou sacolas de papel ou pano;
8. Reaproveite produtos: antes de jogar algo no lixo, pense se não pode reaproveitar aquilo de alguma forma ou doar para alguém que possa usar;
9. Não compre animais silvestres: não negocie animais que deveriam estar na natureza! Se quiser um animal, adote um doméstico;
10. Conscientize: sempre que possível, comente com amigos, familiares e outros conhecidos a respeito dessas dicas. Se todos fizerem um pouquinho, podemos salvar o planeta.
O que fazer no Dia da Natureza
Você pode aproveitar o Dia da Natureza para conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e também para praticar algumas ações que vão deixá-lo com a sensação de que você está fazendo sua parte neste dia tão especial do nosso calendário:
1. Plante uma árvore: há muitas ONGs que oferecem essa oportunidade, mas você mesmo pode comprar uma muda, encontrar um canto no seu jardim ou em algum lugar do seu bairro, e plantar;
2. Faça uma organização em casa: organizando guarda-roupas e armários, você possivelmente vai encontrar um monte de coisa que pode ser doada e/ou reaproveitada, evitando acúmulo ou descartar no lixo;
3. Participe de uma ação voluntária: na época desta data, muitas ONGs e governos fazem ações de conscientização e/ou preservação do meio ambiente. Você pode participar de uma dessas para fazer a sua parte.
4. Recolha lixo: sair pelas ruas do seu bairro ou mesmo somente pela rua onde você mora recolhendo lixo e outros materiais que não foram descartados corretamente já faz bastante diferença!;
5. Fale sobre: nas redes sociais, em conversas com os amigos, no trabalho… Enfim, conscientize a respeito da preservação do meio ambiente falando sobre o assunto com pessoas conhecidas.
Você também pode gostar
- Informe-se sobre a importância do Dia da Árvore
- Repense os cuidados com a natureza com 11 documentários
- Pratique o silêncio no contato com a natureza
Enfim, essas são as principais informações sobre o Dia da Natureza e sobre sua importância, já que temos cuidado muito mal do nosso planeta e do nosso meio ambiente. Pois faça sua parte para cuidar dele e celebremos o Dia da Natureza de maneira mais consciente!