Em 2019, o tema escolhido para celebrar essa data foi “Juntos, podemos renovar e proteger nosso oceano”. O objetivo da campanha desse ano é que as pessoas repensem e avaliem o uso excessivo de plástico que tem um só objetivo (canudos de plástico usados, por exemplo, não podem ser reutilizados). A conscientização sobre esse fator se faz ainda mais importante quando pensamos que o plástico descartado em oceanos demora 450 anos para se decompor, além de prejudicar a alimentação da vida marinha.
Para quantificar o quão prejudicial o plástico é para os oceanos, basta analisar este dado, coletado e divulgado pela ONU: 8 milhões de toneladas desse material são despejadas nos oceanos anualmente. Além de piorar a qualidade de vida de animais e plantas aquáticas, o excesso de lixo pode ser prejudicial para a pesca e para o turismo.
Em contrapartida, existem esforços no mundo para que os oceanos sejam preservados e renovados, como sugere o tema do Dia Mundial dos Oceanos de 2019. Um exemplo disso é a iniciativa do World Oceans Day Youth Advisory Council, uma organização com 24 membros. Nesse ano, o grupo definiu que pessoas de todas as idades interessadas pela preservação da vida marinha serão ensinadas a serem líderes em suas sociedades, com o objetivo de eliminar o plástico do oceano.
A importância de lutar pela preservação dos mares não está somente na necessidade de resgatar a vida marinha ou tornar a natureza saudável, como era antes da ação humana. A água também traz um sentido simbólico para muitas civilizações do mundo, sendo um importante meio de se conectar com a própria espiritualidade.
Ao interpretarmos o que a água pode representar para a maioria das pessoas, poderíamos ouvir respostas como: um dos quatro elementos fundamentais (junto ao fogo, à terra e ao ar), a fonte da vida (sabendo que a água é essencial para que possamos viver), um direito universal (porque todas as pessoas deveriam ter acesso a água potável), entre outras. A todos esses significados, também se acrescenta que a água é o elemento que está relacionado aos nossos sentimentos mais profundos, íntimos e particulares, aqueles que fazem com quem sejamos quem somos.
Conectar-se com a sua espiritualidade por meio da água é uma forma de conhecer melhor quem você é, entender os seus sentimentos, libertar-se daquilo que faz você se sentir mal, provocar mudanças positivas no mundo, criar novos produtos e renovar as suas crenças e o seu jeito de interagir com o mundo.
É essencial que a leveza da água seja sempre um recurso para que possamos nos reconhecer enquanto seres humanos, responsáveis por manter e preservar a vida de outros seres. Se a água é um bem que deve existir para todos, ela precisa ser transformada e renovada para que sempre nos sintamos limpos e em harmonia com a natureza.