23 de abril é o Dia Internacional de Conscientização da FOP
Neste dia, a comunidade FOP celebra o décimo primeiro aniversário do anúncio da descoberta, em 2006, do gene da FOP, ACVR1. Você está convidado a celebrar conosco!
A Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP) é uma doença genética congênita (inicia-se antes do nascimento) na qual o corpo produz ossos extras em lugares onde eles não deveriam se formar. Estes ossos se desenvolvem no interior dos tendões, músculos, ligamentos e outros tecidos conectivos (ossificação heterotópica).
A FOP é uma doença rara, com apenas 83 casos registrados no Brasil, porém muitas pessoas podem ter a doença e não saberem, por conta do seu diagnóstico complicado.
O diagnóstico precoce pode ser feito observando os dedos grandes dos pés (pequenos, dobrados e, ocasionalmente, curvados para dentro) que são sempre relacionados à doença. Esta característica pode ser observada já no nascimento, servindo como um sinal antecipado e relevante para o diagnóstico da FOP. Por isso, nesta data importante vamos realizar uma campanha de divulgação da FOP:
Fotografe os seus pés (da forma mais original e divertida possível), coloque em suas redes sociais usando as hashtags #curefop, #fopbrasil, #juntossomosmaisfortes e explicando o que é a “FOP” (informações acima). Pode ser com a família, animais de estimação, etc. Você pode usar a FOP BRASIL como localização nas redes sociais, é só procurar a página no Facebook e Instagram.
Você também pode gostar
Caros leitores, informamos que os comentários feitos nos artigos de Marianna Gomes não poderão ser respondidos. Nossa querida colunista deixou este plano terreno em junho de 2018, e agora ilumina outras esferas. Agradecemos muito seu interesse, e também a ela por ter contribuído lindamente com este projeto.
Gratidão imensa.