O Yoga Day ou Dia Internacional da Yoga é celebrado em todo o mundo no dia 21 de junho. A data tem o objetivo de conscientizar o mundo sobre os benefícios da yoga como forma de melhorar a saúde e ampliar a relação com a espiritualidade.
A yoga é uma prática que surgiu na Índia com objetivo de unir o desenvolvimento físico com a meditação de modo a melhorar o bem-estar daqueles que são adeptos.
Por isso, trouxemos algumas informações sobre a yoga, tais como seus benefícios, e também algumas dicas para começar a praticar em casa em tempos de isolamento social e coronavírus.
Conheça os benefícios da yoga para a saúde
Veja alguns dos benefícios de praticar yoga, uma atividade que você pode fazer na sua casa e melhorar muito o seu bem-estar.
Diminui o estresse e a ansiedade
Ao praticar yoga, você precisa estar conectado ao presente, de forma a esvaziar a mente de problemas do passado e do futuro.
Promove o condicionamento físico
Na yoga você trabalha todos os músculos em diferentes posições. Com isso você aumenta o condicionamento físico, o ganho de massa magra e a força muscular.
Ajuda no emagrecimento
O exercício ajuda no emagrecimento, controlando a ansiedade, além de aumentar a quantidade de calorias consumidas antes, durante e depois da atividade.
Melhora o sono
O nível de relaxamento e tranquilidade aumenta, além de o exercício estimular a produção de melatonina, o hormônio regulador do sono.
Alivia dores corporais
Existem posições dentro da yoga que ajudam no tratamento de dores corporais como as lombares, entre outros tipos. O ideal é você conhecer o que mais incomoda para saber como a yoga pode ajudar a aliviar.
Existem muitos outros benefícios relacionados à prática de yoga, tais como flexibilidade, controle da pressão e controle de batimentos cardíacos.
Como começar a praticar yoga em casa
Começar a praticar yoga é muito simples e pode ser, com certeza, feito em casa, você estando sozinho ou com a ajuda de um instrutor via videoconferência.
Você pode começar encontrando um lugar tranquilo para fazer sua atividade. Como a yoga é uma atividade física relacionada com a meditação, é preciso um lugar calmo para que você possa se concentrar.
Um dos primeiros passos para praticar yoga é saber se alongar. Com o alongamento você já vai se acostumando com os exercícios e posições que estão por vir.
Você também pode gostar
- 5 posturas de yoga que irão te ajudar a combater o estresse
- Motivos para praticar yoga com toda a sua família
- Conheça a relação entre o aerial yoga e a espiritualidade
Providencie um tapetinho de yoga ou encontre algo que possa substituí-lo em sua casa mesmo. A partir daí, é só criar um ritual, separar um tempo todos os dias e se dedicar à prática.
Se você ainda não tem condições de pagar um instrutor, opte por utilizar as aulas gratuitas disponíveis na internet. No YouTube você encontra muitas dicas para dar os seus primeiros passos na yoga.
O importante é começar e persistir
Se você não tem costume algum de praticar yoga, pode aproveitar a quarentena para se inteirar mais sobre o assunto e aprender posições diferentes.
Comece devagar, não se cobre tanto e persista, criando uma rotina de prática diária. Com o tempo você vai sentir os benefícios e não vai querer parar mais.