O Dia Nacional do Livro comemora uma das mais importantes ferramentas de comunicação da humanidade. Dos mais variados gêneros, os livros são universais e evoluíram com o tempo: desde os primeiros feitos em tábuas de argila, por volta de 3.200 a.C., até os impressos que conhecemos atualmente e, com o avanço da tecnologia, cada vez mais os livros digitais também se popularizam. Apesar de todas essas mudanças, a essência dos livros permaneceu intacta: levar conhecimento para todos sem distinção.
Os livros e a leitura são de grande importância para a evolução do ser humano e da sociedade em si. Os livros têm o poder de libertar e transformar vidas. Por possuírem tamanho poder transformador, historicamente, eles já foram vistos como ameaça ao governo. Sendo temidos exatamente por disseminarem conhecimento, o que sempre foi, e ainda é, a maior fonte de poder de uma pessoa. As datas simbólicas, além de homenagear os livros e os seus autores, também incentivam a leitura.
Direto ao ponto
Quando é o Dia Nacional do Livro?
O Dia Nacional do Livro é celebrado em 29 de outubro. Essa importante data passou a ser celebrada em escolas públicas e particulares a partir de 1967. Desde então, além de homenagear essa poderosa ferramenta de ensino, o foco é incentivar a leitura e motivar os jovens a adquirirem esse hábito tão importante e transformador.
Qual a origem do Dia Nacional do Livro?
A origem do Dia Nacional do Livro marca uma data histórica muito importante: a fundação da Real Biblioteca, a primeira Biblioteca Nacional, em 1810, no Rio de Janeiro, que, naquela época, era a capital do país.
Ideias para comemorar o Dia Nacional do Livro
As comemorações desse dia não se limitam às escolas e aos seus estudantes. Todos os leitores apaixonados podem celebrar a criação dos livros! Afinal, eles têm o poder de nos transportar para mundos imaginários, nos amadurecer e nos convidam a questionar sobre a vida. Desse modo, eles nos tornam pessoas melhores. Veja, a seguir, oito ideias para você comemorar o Dia Nacional do Livro:
1 – Visitando uma biblioteca
Você já visitou uma biblioteca? A experiência é extremamente enriquecedora. Nelas, você tem acesso às mais diversas obras e autores e, também, pode tocar, sentir o cheiro e, claro, ler os seus livros escolhidos. Procure a biblioteca da sua cidade, ou, quem sabe, do próximo destino que você vai viajar. Aproveite a oportunidade e comemore o Dia Nacional do Livro da melhor forma: lendo!
2 – Indo a um sebo de livros
Um sebo de livros, para quem não conhece, são lojas que vendem livros e revistas usados, geralmente em bom estado de conservação e com aquele toque de vida, o que torna tudo mais especial, como uma dedicatória antiga, anotações, antigos marca-páginas e até mesmo fotografias. Além disso tudo, ainda há a nostalgia de visitar um sebo e encontrar edições raras. Outro fato importante é que você também economiza, já que os livros são consideravelmente mais baratos.
3 – Lendo para uma criança
O hábito da leitura é uma das mais importantes heranças que podemos deixar para as próximas gerações. Você pode ler para os seus filhos, sobrinhos, primos ou até mesmo para crianças que vivem em orfanatos ou estão internadas. O importante é a sua disposição em estar presente, fazendo daquela leitura um momento único e especial.
4 – Conhecendo uma nova livraria
Normalmente, frequentamos sempre os mesmos locais, aqueles que são mais próximos da nossa casa ou do trabalho. A ideia aqui é visitar uma nova livraria, uma que você nunca foi antes. É sempre legal fazer o passeio com calma, conhecendo cada detalhe e curtindo, ao máximo, a experiência. Vale convidar aquele amigo que também ama livros, pois, assim, com certeza o passeio será ainda mais divertido!
5 – Apoiando autores e editoras independentes
Existem diversas exposições com vendas de livros de autores nacionais. Em sua maioria, elas são patrocinadas por editoras independentes que apoiam e que valorizam o trabalho desses novos escritores. Com a internet e com as redes sociais, com certeza você achará algum desses eventos próximo a você!
6 – Lendo o seu livro predileto mais de uma vez
Reler o seu livro predileto pode ser uma viagem no tempo. Nela, você irá se recordar dos personagens, da história e também do momento no qual você vivia na época em que leu aquele livro. Por isso, essa é uma ótima ideia para você comemorar o Dia Nacional do Livro. Com certeza, essa experiência lhe trará uma nova percepção mesmo em um livro já conhecido. Experimente!
7 – Doando livros para instituições, ONGs ou hospitais
Que tal comemorar o Dia Nacional do Livro colocando a sua solidariedade em movimento e incentivando a leitura? Busque por instituições, ONGs e hospitais em sua região que aceitam doações de livros. Normalmente, esses espaços montam bibliotecas singelas e criam, por meio de doações, os seus acervos de livros. Por intermédio da sua doação, pacientes e famílias carentes poderão ter acesso à leitura.
8 – Praticando a escrita
Todos os autores são grandes leitores. Então, uma excelente forma de comemorar o Dia Nacional do Livro é escrevendo! Pratique a escrita da forma que você se sentir mais confortável, seja em formato de poemas e poesias, ou, quem sabe, começando a escrever o seu próprio livro. Você pode compartilhar com os amigos, em redes sociais, ou, até mesmo em sites que incentivam novos escritores a publicarem suas obras enquanto escrevem.
Outras datas que também celebram a importância da leitura
Além do Dia Nacional do Livro, existem outras datas que celebram os livros e a leitura em geral. Conheça abaixo as principais:
- 07 de Janeiro – Dia Nacional do Leitor
- 27 de Fevereiro – Dia Nacional do Livro Didático
- 12 de Março – Dia do Bibliotecário
- 21 de Março – Dia Mundial da Poesia
- 09 de Abril – Dia Nacional da Biblioteca
- 18 de Abril – Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato
- 1 de Maio – Dia da Literatura Brasileira
- 12 de Outubro – Dia Nacional da Leitura
Você também pode gostar:
- Entenda a diferença de conhecimento e autoconhecimento
- Veja quais são lições que podemos aprender com a Bíblia
- Confira a importância de incentivar os seus filhos a ler
É claro que a leitura e os livros são importantes e devem ser valorizados todos os dias do ano. Por isso, sempre pratique e incentive a leitura. Você sabia que ler apenas cinco páginas de um livro por dia pode ser o suficiente para um grande avanço intelectual? Ao final de um ano, você terá lido 1825 páginas, ou seja, 12 livros de 150 páginas ou seis de 300 páginas. Agora é a sua vez, queremos melhor conhecer você: conte quais foram os últimos livros que você leu e qual foi o seu preferido!