Infelizmente, a escassez de água em nosso planeta é cada vez maior, não sendo mais exclusividade de locais mais quentes e secos. Diante desse grave cenário, que afeta diretamente todas as sociedades pelo mundo a fora, é preciso agir e usar a água da forma mais consciente possível. É muito falado sobre o reuso e o reaproveitamento da água potável no dia a dia, mas está na hora de darmos voz a mais uma prática consciente para evitar o desperdício de água e sua diminuição no mundo: o aproveitamento da água das chuvas.
Como aproveitar a água da chuva e os benefícios dessa prática
Benefícios do aproveitamento da água da chuva
Aproveitar a água das chuvas, além de ser bastante simples, traz alguns benefícios, como: a economia de uma grande quantidade de água, sendo uma brilhante forma de ajudar nos impactos da crise hídrica ao redor do mundo, causados pela sua diminuição, pode auxiliar na redução das enchentes em muitas cidades, porque, uma vez que a água é captada, ela não fica acumulada sobre o solo impermeável dos grandes centros urbanos.
Um outro benefício que muda a vida de muitas pessoas que vivem em lugares de seca extrema, como locais do nordeste brasileiro, é o tratamento da água coletada da chuva. Essa água é acumulada em cisternas e passa por processos simples de tratamento, com filtração e cloração para poder ser utilizada para fins potáveis.
Além disso, a redução da conta de água e energia vai diminuir, caso se utilize a água da chuva para algumas atividades diárias muito comuns, o que se configura em outro grande benefício.
Como utilizar a água da chuva?
A água das chuvas, sem tratamento, deve ser usada para fins não potáveis, ou seja, de maneira alguma deve ser ingerida pelas pessoas ou usada em processos que tenha contato com alimentos sem passar pelos processos de filtragem e cloração, que são os processos mais simples para o tratamento de água.
Para utilizar a água da chuva, deve-se usar baldes de diferentes tamanhos e modelos, mas que armazenem uma boa quantidade de água, para assim ser usada em diferentes atividades domésticas do dia a dia, como regar as plantas, lavar carros, calçadas, pisos, descarga de banheiros, limpeza doméstica, complementação da água da piscina, sistemas de armazenamento, entre outras.
Redução de custos a longo prazo
Uma forma para incentivar o uso da água da chuva é falar sobre a redução de custos. Ao utilizar água potável para fins domésticos, muita água de qualidade é desperdiçada e as contas só aumentam, por isso, ao utilizarem a água da chuva, as pessoas salvam e aproveitam um recurso natural e ainda economizam água tratada.
É estimado que ao lavar, garagens e calçadas por um período de 15 minutos, gasta-se em média 279 litros de água; já regar as plantas do jardim por 10 minutos, em média, gasta 186 litros!
O aproveitamento da água da chuva traz benefícios para o meio ambiente, para a sociedade como um todo e para o nosso bolso.
Aproveitar a água da chuva é um fator econômico, e isso fica evidente nos países onde essa pratica já é levada a sério por grande parte da população. Os comparativos com outros países só afirmam o quanto o investimento é barato e o retorno traz somente benefícios, além de economizar até 50% do valor na conta no fim do mês, fora a chance de parar de desperdiçar água.
Na Austrália, nenhuma casa é construída sem um sistema de coleta e aproveitamento da água da chuva. Para muitos, parece apenas um detalhe, mas na verdade representa uma economia de 45% do consumo total de uma residência e 65% na agricultura. Já na Holanda, a prática de coletar a água da chuva é utilizada para o transbordamento dos canais que rodeiam o país, que fica abaixo do nível do mar. Além disso, essa água é usada na irrigação das lavouras e no abastecimento de fontes ornamentais por todo o país.
Os dados e os números mostram que o Brasil precisa, o quanto antes, investir na coleta da água da chuva em grande escala, além de incentivar, ensinar e apoiar que todos comecem a coletar em suas casas. A cada litro de água da chuva que é aproveitado, dois desses litros vão parar nos nossos rios, além da significativa economia da energia elétrica.
Você também pode gostar
Portanto, com tantas dicas e benefícios, só não aproveita a água da chuva quem não quer! Essa pequena prática é fácil, acessível e, o mais importante, tem grande impacto no mundo… Ela começa dentro de casa e, se cada um fizer a sua parte, podemos fazer com que o recurso vital mais precioso do mundo não seja desperdiçado, seja reaproveitado e sua escassez seja reduzida!