Tem coisa mais triste do que passar um tempão se planejando ou mesmo esperando alguma coisa acontecer, e, quando ela finalmente acontece, não é bem como imaginamos — ou ela nem mesmo chega a acontecer? É isso que chamamos de frustração: ver desejos e expectativas serem frustradas e contraditas.
Lidar com a frustração pode ser muito desafiador, porque é a vida negando um desejo, um sonho, um plano ou seja lá o que for. Pode ser extremamente doloroso, e até mesmo incapacitante… Para ajudar você a lidar com uma frustração, preparamos algumas dicas. Confira!
Direto ao ponto
Entenda que é um processo
Não adianta se frustrar hoje e querer estar com o coração leve e sem mágoas ou ressentimentos amanhã. A superação (ou a administração) de uma frustração é um processo – às vezes, um processo longo. Então dê tempo ao tempo e vá lidando com ele em doses homeopáticas.
Além disso, não pratique o “overthinking” (o famoso “pensar demais”). Em vez de ficar o tempo todo lidando com sentimentos como decepção, culpa, medo e tristeza, tente se distrair e evitar ficar pensando demais no motivo da sua frustração. Quando direcionamos nosso foco para outro lugar, podemos nos surpreender.
Busque ter inteligência emocional
Inteligência emocional é a capacidade de administrar e lidar com as suas emoções sem se deixar comandar por elas. É, por exemplo, estar sentindo muita raiva de alguém, mas, em vez de ofender ou agredir essa pessoa, respirar fundo e controlar esse sentimento ruim e angustiante que é a mágoa.
Passar por uma frustração é uma grande “escola” de inteligência emocional, porque permite que você entre em contato com diversas emoções negativas e dolorosas e precise encontrar uma maneira de lidar com elas de maneira pacífica e harmoniosa, sem sucumbir a elas.
Desenvolva a sua resiliência
Resiliência é um termo emprestado da Física que se refere à habilidade de um objeto de sofrer um impacto, mas voltar à sua forma original após esse processo. O ferro, por exemplo, é pouco resiliente, porque, se amassado, permanece assim. A espuma, por sua vez, é bastante resiliente, porque retoma sua posição original após o impacto (um colchão, por exemplo).
Ninguém nunca é o mesmo após passar por uma situação traumática, frustrante e dolorosa, mas é preciso que tenhamos em mente qual é a nossa essência e o nosso “lar”, para que possamos voltar para eles após uma experiência negativa, o que nos ajuda a desenvolver essa capacidade de voltar a ser o que somos após um impacto ruim.
Mude o ponto de vista
Sabe aquele papo de que o copo pode estar meio cheio ou meio vazio? Sabe aquele ditado que diz que bom ou ruim é questão de ponto de vista? Pois é, tudo isso é verdade! Muitas vezes, perdemos horas e horas enxergando o lado negativo de uma experiência, então deixamos de ver o que há de positivo (ou mesmo neutro) ali.
Quando você recebe uma negativa ou passa por algo frustrante, tende a ver somente o desejo que tinha e que foi frustrado, então deixa de reconhecer as oportunidades que passar por isso pode trazer. É como se lamentar por uma relação que não deu certo e ignorar que foi só porque ela não deu certo que será possível conhecer alguém especial dali a pouco.
Essa frustração é recorrente?
Você tem visto seu coração ser partido várias vezes da mesma forma? Tem se magoado sempre quando fazem ou dizem algo específico? Tem se frustrado repetidas vezes com um objetivo? Se a resposta para essas perguntas for “sim”, talvez seja hora de questionar os seus planos e objetivos.
Ao longo da vida, muitas vezes percebemos, não sem tristeza, que muito do que queremos não vai ser realizado. Então temos, a partir daí, duas opções: viver em eterna frustração por não realizarmos nossos desejo ou recalcular a rota e redefinir o que queremos, com base no que está disponível.
Aprenda a cultivar expectativas realistas
E esta é uma dica complementar ao conselho anterior. Quanto cultivamos expectativas altas demais ou irreais demais, acabamos entrando num caminho que nos levará quase que certamente à frustração. Acreditar que um relacionamento vai durar para sempre, que será milionário em pouco tempo, que tem capacidade de fazer tudo que quiser…
Você também pode gostar
Todas essas ideias radicais e exageradas podem causar frustrações muito grandes, porque é quase certo que serão contraditas pela maneira como a vida funciona. Então “dar uma segurada” nas expectativas pode ser essencial para evitar acabar dando com a cara no muro.
Livre-se de culpas
A culpa é algo que transforma uma frustração numa batalha eterna contra a tristeza. Você provavelmente já viu, mesmo que em um filme ou série, alguém que teve sua vida arruinada por não ter conseguido lidar com a culpa de um erro que cometeu, não é mesmo?
Entenda o seguinte: todos erramos! E mesmo que não errássemos, a vida é imprevisível e, mesmo assim, causaria frustrações. Um exemplo: correr 20 quilômetros todos os dias garante que você vai vencer uma competição desse tipo? Não. Você vai estar mais preparado. Mas, e se no dia cai uma tempestade que atrapalha sua prova? É culpa sua? Não! Então livre-se de culpas, respeite suas falhas e erros e amadureça.
Procure ajuda
Algumas vezes, uma frustração com a qual você tem dificuldade de lidar pode durar tanto tempo que acaba se tornando – ou ajudando a desenvolver – um problema, como depressão e transtorno de ansiedade generalizada.
Se você perceber que já faz semanas demais ou meses demais desde que começou a passar por dificuldades emocionais e psicológicas para lidar com uma frustração, procurar o auxílio da Psicologia pode ser essencial. Busque terapia para ter uma relação mais leve e harmônica consigo mesmo!
Agora que você recebeu algumas dicas para lidar com a sua frustração de maneira mais leve e harmônica, pegue leve consigo mesmo para conseguir passar por esse período difícil. Mas tenha em mente que tudo passa e, em breve, você vai voltar a sentir felicidade! A vida é cíclica, então tudo estará em ordem daqui a pouco tempo!