Se você pratica meditação ou já meditou algumas vezes ao longo da vida, a pergunta é: você já conseguiu meditar profundamente? Como foi sua experiência? Estar concentrado profundamente na meditação não é tão simples como parece, mas se você deseja ter essa experiência, separamos algumas dicas que podem te ajudar.
1-Espaço
Antes de tudo é preciso se preocupar com o local onde você vai meditar. Escolha um ambiente tranquilo, longe dos barulhos externos e, de preferência, que você consiga fechar a porta para que nada e ninguém te interrompa.
2- Postura
Se sua postura não estiver correta, certamente você não conseguirá atingir um estado de meditação profunda. Se você já pratica a meditação, já deve saber que ela deve ser realizada em posição meditativa, diferente do relaxamento que geralmente acontece deitado. Então, procure uma cadeira de encosto reto ou uma almofada para o chão. A dica é não meditar em algo tão relaxante ao ponto de dormir, mas confortável o suficiente para que você realize o procedimento.
3- Iluminação
A luz mais fraca ajuda a relaxar a mente. Se possível, opte pela luz natural de baixa intensidade. As velas são ótimas opções, se não for possível utilize uma lâmpada comum com claridade baixa. Nunca use as fluorescentes.
4- Horário
Realize a meditação fora dos horários turbulentos. Escolha um momento em que você não precise se apressar para realizar nenhuma outra atividade. Desligue os telefones e se desconecte do mundo externo.
5- Alongamento
Antes de iniciar é preciso que o corpo esteja relaxado. Para aliviar a tensão do dia, alongue as costas. Sentada, gire o tronco para os dois lados ou faça a posição do gato do yoga. Os ombros também são importantes, com as costas reta, inspire e eleve-os em direção às orelhas e depois deixe-os cair.
6- Respiração
Como sabemos, a respiração é peça-chave na meditação. Então, concentre-se ao máximo, sinta a respiração entrando e saindo e sinta o oxigênio alcançando todas as partes do corpo.
7 – Alimentação
O alimento que você ingere causa impacto direto no estado da sua mente. Então, antes de meditar, coma de forma leve e saudável.
Alguns benefícios da meditação:
• Baixa a pressão sanguínea;
• Reduz a ansiedade;
• Diminui dores de cabeça, insônia, dores musculares e problemas nas articulações;
• Aumenta a produção de serotonina;
• Melhora o humor;
• Melhora o sistema imunológico;
• Diminui a ansiedade;
• Aumenta a estabilidade emocional;
• Aumenta a criatividade;
Você também pode gostar:
• Mais facilidade para resolução de problemas.
Texto escrito por Natalia Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.