Convivendo Educação

Dicas para o seu filho se apaixonar pela leitura (sem pressioná-lo)

Escrito por Andreia Howell
– Seja o exemplo 

As crianças seguem o exemplo dos adultos. Deixe que os seus filhos vejam você lendo, aproveite e mostre seu entusiasmo pelo assunto e o quanto a leitura lhe traz prazer.

– Espalhe livros pelos quatro cantos da casa 

Crianças pequenas cercadas por livros, desenvolverão o hábito de ter sempre um livro à mão.

Monte uma cesta com livros referentes ao tema da época (Páscoa, Festas Juninas, Natal, etc). Vá à biblioteca ou livraria e procure por tópicos em que seu filho vem mostrando interesse no momento. Deixe que as crianças pequenas peguem e toquem nos livros, carreguem para os lugares e, se possível, adquira os livros à prova d’água para os bebês poderem levar ao banho.

– Escolha um cantinho aconchegante e decore com o seu filho 

As crianças adoram cabanas, use o “truque” das duas cadeiras e um cobertor, você pode sugerir uma lanterna com um tecido leve por cima. O importante é criar um ambiente junto com o seu filho para ser uma área onde ele gosta de passar o tempo e, assim, a leitura se tornar uma experiência ainda mais atraente. Uma sugestão é considerar temas diferentes, como uma praia, um navio de piratas, uma floresta tropical ou até uma nave espacial. Divirta-se! Crie um recanto através de um ambiente acolhedor e cheio de livros.

– Traga o livro para a realidade 

Encontrar atividades inspiradas em livros para fazer na vida real, ampliará a experiência. Se o seu filho de 3 anos ama os três porquinhos, leve-o para ver alguns porquinhos pessoalmente, se ele gosta de ler sobre estrelas, aproveite e faça uma visita ao planetário. Outra maneira é assistir peças infantis inspiradas em livros, leia o livro e depois vá assistir à peça. Minha dica pessoal é buscar grupos mais focados na arte dramática e com menos foco no comercial e venda de produtos.

– Leia em voz alta 

Ler em voz alta é educacional e social. Além disso, as crianças aprendem a ler melhor e a gostar mais da leitura quando ouvem inúmeras histórias ao longo de muitos anos em um contexto significativo (imagine ler no colo dos pais ou avós). Ouvir também dá aos leitores cansados uma pausa, para isso, tire proveito dos audiolivros.

– Visite livrarias e bibliotecas 

Apoiar-se em bibliotecas e livrarias é uma boa estratégia, as áreas de livros infantis podem ser mágicas para a leitura. Tire vantagem das livrarias maiores onde você pode pegar um livro da prateleira, sentar e ler ali mesmo. Um passeio educativo e aconchegante!

– Apoie-se nos livros em momentos difíceis 

Adicione livros a qualquer paixão na vida de seu filho, ou a qualquer dificuldade. Por exemplo, se vai adotar um cachorro, acrescente um livro a respeito, a família está esperando um bebê, perda de um ente querido, etc… Encontre um livro que aborde o assunto de acordo com os valores da família.

– Adicione um “mimo” 

Para as crianças mais velhas, compre uma lâmpada de cabeceira. Dessa forma, elas podem desenvolver o hábito de ler antes de dormir, o que pode facilitar o relaxamento e trazer bons sonhos.

Você também pode gostar:

Sobre o autor

Andreia Howell

Andreia morou na Austrália e desde 2007 reside nos Estados Unidos.

Graduada em Nutrição com Pós-graduação, atuou 15 anos na área de Nutrição Clínica.
Formada em Ballet Clássico dançou e deu aulas no Brasil e Estados Unidos.

O seu estilo de vida trouxe a oportunidade de conviver com indivíduos de diferentes continentes e culturas.
Apaixonada pelos mistérios e enigmas do desenvolvimento humano, nos últimos 8 anos vem estudando e observando o comportamento humano, principalmente ligado a primeira Infância, o que a levou ao processo de desescolarização e um interesse crescente sobre o início da vida e o condicionamento e adaptação da mente humana em diferentes ambientes e circunstâncias.

Seu trabalho tem influência de Gabor Maté, Shefali Tsabary e Gordon Neufeld entre outros.

E-mail: andreiahowell@hotmail.com