A síndrome do intestino irritável é um conjunto de sintomas que se manifesta muitas vezes sem alterações nos exames de laboratório e imagem, porém a intensidade deles levam o portador ao desespero, à depressão, à ansiedade, ao isolamento social, entre outras inconveniências. Porém, a Síndrome tem causa psicossomática, ou seja, é “ativada” por um problema emocional, gerando assim um ciclo vicioso onde problemas emocionais levam aos sintomas e os sintomas agravam os problemas emocionais. A síndrome pode se apresentar de três formas: Constipada, Diarreica ou Mista (ou seja, alterna entre um e outro). Para controlar a crise, é essencial que se cuide do emocional (ou seja, elimine a causa do problema), mas também da alimentação, já que é um período onde o sistema digestivo está mais sensível.
Para os diarreicos, recomendo:
Leite de arroz caseiro (comprado tem muito conservante): é superbarato e fácil de fazer, a receita pode ser encontrada na internet. Pode tomar 3 a 4x ao dia, durante o café, o lanche ou intervalo das refeições. Cuidado se você for diabético (muito carboidrato).
Chá de camomila + erva doce ou funcho + hortelã + cidreira (3x ao dia sempre frios).
Granola (seca) sem leite ou iogurte: pode ser com uma fruta (banana ou maçã, por exemplo) ou pura mesmo.
Arroz sem tempero, apenas com água e sal, peito de frango cozido ou grelhado com temperos naturais (cebola, alho, cheiro verde), peixe grelhado ou assado.
EVITAR:
Laticínios, feijão, gordura animal, margarina, doces, refrigerante e suco industrializado, verduras, legumes como beterraba, abóbora madura, berinjela, etc., que costumam soltar o intestino.
Para os constipados, recomendo:
Abóbora madura à vontade (doce, no feijão, sopa, refogada etc.), beterraba, berinjela, verduras principalmente o alface e o almeirão.
Ameixa, mamão, abacaxi
Muita água
Chá de rosa branca, chá de hibisco, hortelã, erva doce, camomila (sempre mornos)
Iogurte natural, Yakult e outros probióticos como o kefir, por exemplo
EVITAR:
Fibras secas como a granola principalmente, preferir as fibras que provêm de frutas, legumes e verduras frescas, proteína em excesso (carnes, ovos etc.), não exagerar no arroz nem consumir leite de arroz. E, lembre-se, atividade física ajuda em ambos os casos, pois melhora a circulação sanguínea, reduz o estresse, melhora o peristaltismo, entre outros benefícios.
Você também pode gostar:
A meditação também ajuda a relaxar e, com isso, controlar a vontade ou não de evacuar de causa emocional.