Quando você veste uma roupa, se olha no espelho, você se sente satisfeita com a imagem que aparece? A maioria das pessoas quando questionadas a isso respondem que não. Isso acontece porque temos a tendência de prestar mais atenção no que não gostamos em nosso corpo do que no que achamos bonito. Isso acontece porque vivemos em uma sociedade constantemente criteriosa quanto a imagem das pessoas. Padrões de beleza e tamanhos de roupas vivem nos perseguindo a cada esquina.
Muitas pessoas, na tentativa de se encaixarem nos padrões da sociedade, fazem de tudo para perder peso ou ganhar músculos, ingerindo suplementos e fazendo dietas malucas e completamente inadequadas.
Essa pressão sofrida pela sociedade que se considera fora dos padrões pode ser muito perigosa. Já é comprovado cientificamente que milhares de pessoas desenvolvem distúrbios alimentares e doenças graves como a diabetes, hipoglicemia e colesterol por conta desse sofrimento e dessa autocobrança.
É importante que se adote bons hábitos alimentares em primeiro lugar. Ser saudável não significa ser magro e ser gordo não quer dizer ser doente. É preciso consultar-se com um médico para ver como anda seu corpo por dentro. Muitas vezes a magreza atravessa a linha da saúde e passa a ser um problema assim como a obesidade.
Alguns hábitos precisam ser deixados de lado, como a ingestão de alimentos pouco saudáveis, o sedentarismo, o consumo de porções grandes ou pequenas demais de alimentos, a ingestão de remédios para emagrecer e suplementos para substituir refeições.
É muito importante também que seja estabelecido horários para a realização das refeições e que ele sejam seguidos a risca. Assim como comer em pequenos intervalos faz bem, exercitar-se diariamente, nem que seja por 30 minutos, faz toda a diferença.
Manter os pensamentos positivos sobre si mesmo, valorizar seu corpo e buscar o crescimento pessoal são práticas que auxiliam qualquer pessoa em qualquer momento da vida. Se você está de dieta para emagrecer, pensar que isso vai te fazer bem e que vai dar resultado vai fazer toda a diferença e vai te manter animado para continuar com o foco para alcançar seus objetivos.
Você também pode gostar:
Antes de qualquer coisa, não se esqueça: cada corpo e cada personalidade são únicos. Cada indivíduo responde de um jeito a determinadas situações. Portanto, não se culpe. Você é capaz de passar por cima de qualquer adversidade e é capaz de vencer na vida e atingir os objetivos que você determinar.
- Escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.