A Primeira Infância contempla a gestação, parto e o início da vida escolar, por volta dos 6 anos. Esse período é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psíquico. Experiências boas e ruins durante essa fase marcam a vida da criança e podem determinar quem ela será na vida adulta.
O documentário O começo da vida, dirigido por Estela Renner, diretora de ‘Criança, a alma do negócio’ e ‘Muito além do peso’ tem a produção de Maria Farinha Filmes. Ele traz entrevistas com famílias de vários países para mostrar como diferentes culturas lidam com a infância. O filme tem entrevistas com a modelo brasileira Gisele Bündchen e Phula, menina indiana que cuida dos irmãos.
A obra, iniciativa de instituições voltadas para infância como a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Alana e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nos leva a pensar se estamos criando nossas crianças levando em consideração suas necessidades afetivas e psicológicas, ou se somos meros fornecedores de alimentos, roupas e demais demandas materiais.
O começo da vida estreou nos cinemas no dia 05 de maio. O documentário será exibido gratuitamente em cidades afastadas dos grandes centros e também ficará em cartaz no exterior. Nas duas situações, o filme será transmitido pela plataforma online Videocamp.
Você também pode gostar
Além disso, o documentário agora está disponível para os assinantes da Netflix. Aproveite!
https://www.youtube.com/watch?v=K93pR1z9jz0%20
Artigo escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.