Nas primeiras semanas de junho algumas regiões do Brasil estão enfrentando temperaturas baixíssimas, em algumas cidades, chegam a graus negativos.
Todos acabam sofrendo com o frio, mas quem não tem um lar para se proteger sofre muito mais. Até o dia 14 de junho, cinco moradores de rua já haviam morrido na cidade de São Paulo, segundo a Arquidiocese local, além de muitos outros que não encontram abrigo nos albergues e centros de acolhimento.
Na capital paulista, existem 79 locais que recebem os moradores de rua, porém, muitos têm dificuldade de lidar com a regras impostas, como a não permissão de casais e famílias, animais, além de não terem um local adequado para guardarem seus pertences.
Em média, 11 mil pessoas são encaminhadas para locais protegidos todos os dias, principalmente nesta época de inverno em que se instaura a Operação Baixas Temperaturas, no entanto, existem mais de 15 mil pessoas em situação de rua em São Paulo. Ou seja, pelo menos 4 mil pessoas continuam no relento.
Pensando nas pessoas que não encontram abrigo e mesmo naquelas que têm moradias precárias, diversas campanhas de agasalho surgiram. Aqui listamos algumas iniciativas que precisam da sua ajuda:
São Paulo Coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, conta com o apoio das Secretarias do Estado, empresários e da sociedade como um todo. As doações são encaminhadas às entidades assistenciais, hospitais e albergues. Leve suas doações a alguns dos endereços listados no site da campanha.Se você quer ser um ponto de coleta, pode preencher o formulário no site e retirar o material de divulgação no depósito do Fundo Social.
Todas as estações da CPTM recebem a Campanha do Agasalho, para participar, é só levar as doações a uma das 100 caixas coletoras. Já no metrô, 15 estações contam com as caixas coletoras. São elas: Jabaquara, Vergueiro, São Bento, Santana, Tucuruvi, Palmeiras-Barra Funda, Sé, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Vila Prudente, Tamanduateí, Ana Rosa, Paraíso, Vila Madalena e Largo Treze.
Paróquia São Miguel Arcanjo.
Doe em: Largo São Francisco, 133, São Paulo. Precisa de doações de sabonetes, creme e escova dental, xampu e gilete de barbear.
Doações podem ser entregues aos sábados. Telefones: 981608407/ 2280 4587Email: anjos@anjosdanoite.org.br www.anjosdanoite.org.br
Telefone: 99723-4343
A Cruz Vermelha promove a sua própria campanha há cinco anos. Confira os locais de coleta aqui. |
Espírito Santo
Contato: (27) 3391-0069
Todas as lojas.Contato: (27) 3216-7855
Em todas as lojas.Contato – Rede Show: (27) 3391-0069Rede Farmes: (27) 3391-0069
Todas as unidades da rede.Contato: (27) 3216-7855
A obra social está arrecadando agasalhos para crianças e adolescentes. Para fazer a doação é só ir ao local. A obra fica situada na rua Vasco da Gama, 320, Novo Horizonte, em Cariacica.Contato: (27) 3216-3559
Contato: (27) 3216-7855 |
Minas Gerais Doe em:
|
Se você for morador da cidade de São Paulo e tiver conhecimento de um morador de rua perto da sua casa ou trabalho, ligue para o número (011) 3258-9449 ou 156 para acionar a prefeitura na Central de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape). O serviço tenta levar essas pessoas para os abrigos.
Você também pode gostar
- Aprenda a dedicar mais tempo à caridade: Um dia é pouco!
- Reflita sobre dar e receber: A caridade no coração de cada um
- Doe sangue: um ato de amor que salva vidas
Além disso, se você não tiver tempo de levar suas doações aos pontos de coleta, pode manter na sua bolsa ou carro um agasalho, luvas, meias ou sapatos, assim, sempre que ver alguém necessitando poderá doar diretamente a ele. Esta ideia foi difundida pelo projeto SP Invisível, cujo objetivo é atrair olhares para aqueles que passam despercebidos nas ruas da maior capital do Brasil. O projeto também está com uma campanha, a #SPSemFreio, que visa arrecadar verba para a compra de cobertores para doações aos moradores de rua.
Você também pode participar de uma campanha de arrecadação ligada à Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo.
Caso saiba de mais campanhas de doação de agasalhos, deixe nos comentários! Vamos doar calor neste inverno!
Acompanhe os posts sobre as campanhas pela hashtag #MoradorDeRuaTambemSenteFrio
- Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.