Dias atrás, naquela famosa e cansativa correria para as compras das festas de fim de ano, estava eu atrás de uma roupa para mim, pois, depois de quase dois anos em casa, esgotando até as roupas que antes eram consideradas de sair, eu estava merecendo umas peças novas.
Escolhe aqui, escolhe ali, entra no provador, sai do provador, pronto, peças escolhidas!
Vou para a fila do caixa para pagar, enquanto a moça que me atendeu me faz uma pergunta:
Leandra, é para presente?
Na hora eu respondi:
Não, é para mim mesma!
Exatamente no mesmo instante que pronunciei essas palavras, como uma avalanche veio à minha mente a lembrança dos Natais na casa dos meus pais. Mais especificamente o momento em que, na entrega dos presentes que ficavam debaixo da árvore, deparava-me com um pacote que na etiqueta decorada estava escrito:
De: Zilda
Para: Zilda
Aquele era um presente da minha avó para si mesma! E lembro que ela abria o pacote com um ar de quem não sabia o que lá encontraria, um jeito de quem desejava ser surpreendida.
“Mostra! Mostra!”, nós pedíamos.
“O que será que tem aqui?”, dizia ela em voz alta e em tom de brincadeira e gozação, olhando para nós, que estávamos ao redor dela.
Então ela começava a desembrulhar o seu presente. Não pense que ela saia rasgando o papel! Abria com cuidado, apreciando a sua ação. Quando finalmente terminava, sorria, suspirava e agradecia a si mesma pelo belo presente.
Concluía com um: “E não é que ela acertou na mosca?”. Um jeito usual de dizer que o presente era aquilo que ela estava querendo.
Ao ouvir aquela pergunta da vendedora me dei conta de que nunca tinha preparado um presente para mim. Sim, eu já me presenteei muitas vezes, comprei roupas, calçados, livros, cursos, enfim, aquilo que compro para mim não deixa de ser um presente.
Você também pode gostar
O que me chamou atenção neste dia foi o fato de que nunca havia desembrulhado um presente de mim para mim, como minha avó costumava fazer.
Deu tempo de reformular minha resposta à vendedora.
Sim, é para presente! E capricha no embrulho porque é para alguém muito especial!