Cada um tem suas metas e devemos respeitá-las, entretanto, alguns objetivos tornam-se obsessões e prejudicam o emocional. Quantas pessoas vivem pelo sonho de emagrecer e param de existir, pois querem apenas estar dentro dos padrões e esquecem a saúde? Existem várias e perigosas dietas que alimentam o desejo de atender os padrões impostos pela sociedade. O site americano US News listou as 32 piores dietas do mundo, com notas variando de 1 (sem efetividade) a 5 (extremamente efetiva). Conheça duas delas:
Dieta Ácido-Alcalina
A dieta criada pelo cientista e microscopista nutricional Robert Young promete eliminar 6 quilos por mês e prevenir doenças, através do equilíbrio entre alimentos ácidos e alcalinos. Água com gás, refrigerantes, carne vermelha e arroz branco são exemplos de alimentos ácidos. Água mineral, tomate, kiwi e brócolis são exemplos dos alcalinos.
Apesar de promover a reeducação alimentar, essa dieta não leva em consideração o número de calorias ingeridas, um dos fundamentos de qualquer regime de emagrecimento, por isso, ficou no 27º lugar no ranking.
Dieta Dunkan
Desenvolvida pelo médico francês Pierre Dukan, a dieta tem quatro etapas: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização. A última etapa dura a vida toda e pode-se comer de tudo, porém, as regras continuam. O método pode causar fraqueza, por isso está no 31º lugar.
Não estamos condenando quem deseja emagrecer, mas isso não deve ser seu objetivo na vida. Alimente-se bem, faça exercícios, porém, tenha em mente que você não precisa ter o corpo das musas fitness para ser feliz. Nós listamos excelentes motivos para convencer você:
-
Metas e realidade
O erro de quem deseja emagrecer é impor objetivos impossíveis. Perder 10 quilos em um mês é radical demais, estabeleça metas reais, eliminar 2 quilos por mês, por exemplo, é super viável. Reeducação alimentar é a chave para uma vida saudável, do contrário, você…
-
Ganha o dobro do peso
As dietas radicais são severas demais, quando terminam, a pessoa recupera o peso, isso quando não dobra.
-
Você realmente quer ser igual aos outros?
Contar as calorias de tudo e passar horas na academia para ser como a moça da revista? Ter essa rotina é ser igual a uma enorme fatia da população. Tem certeza que você quer isso para a sua vida? Dizendo “não” para os padrões estéticos – muitas vezes inatingíveis – você mostra que vive conforme suas regras.
-
Ser magro nem sempre é ser saudável
Uma pessoa muito magra pode ter colesterol, diabetes e hipertensão. Uma pessoa fora dos padrões estéticos pode ser 100% saudável. Pense nisso antes de fazer dietas radicais.
-
Emagrecer não é um ticket para a felicidade
Se você precisa emagrecer por recomendação médica, sua felicidade será ter a saúde de volta. Porém, ser magro igual às celebridades não fará você ter mais amigos, o príncipe encantado não baterá a sua porta e seus outros sonhos não se realizarão em um passe de mágica.
-
Você é sexy ao seu estilo
Ser sexy não tem nada a ver com corpo sarado, um bom papo, bom humor e autenticidade são bem mais interessantes.
Você também pode gostar
Perder tempo com dietas malucas? Nem pensar, invista seu tempo em alimentos saudáveis, atividade física e em ser feliz. Você também pensa assim? Diga para nós o que achou desse artigo.
- Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.