Um voluntário é alguém que oferece seu conhecimento e seu tempo para ajudar os mais necessitados e contribuir para alcançar os objetivos de uma determinada organização em que se voluntariou. Tamanha a sua importância, que, no Brasil, temos uma data para o dia do voluntariado.
Por isso, neste texto, vamos falar mais sobre a importância da data, como atua um voluntário e onde esse trabalho pode ser feito. Convidamos você leitor para conhecer mais sobre o Dia Nacional do Voluntariado e o que o voluntário pode fazer.
Direto ao ponto
- O que é o voluntariado?
- Qual é a diferença entre voluntário e voluntariado?
- Qual a importância do voluntariado?
- Entenda por que o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído
- Conheça o Dia Internacional do Voluntário
- Qual é o propósito da data?
- O que fazer e como se tornar um voluntário?
- E quem pode ser um voluntário?
- Quais são os tipos de trabalhos voluntários
- Onde precisa de voluntários?
O que é o voluntariado?
O voluntariado é alguém que faz uma escolha livre, uma opção ética, pessoal e que não espera retribuição ou recompensa. Nesse sentido, ser voluntário representa a oportunidade de dar a alguém um pouco de nós mesmos, é plantar a semente do exemplo, do amor, da dedicação e do compromisso.
Sendo assim, destina-se a ajudar as pessoas vulneráveis e suas comunidades ou organizações. Supõe um compromisso que se toma por iniciativa própria, livremente, portanto, se age desinteressadamente, sem contrapartida financeira.
Também é possível ser um voluntariado doando dinheiro para algumas organizações. De fato, não são todos que dispõem de um pouco de tempo para ir em uma organização. Neste caso, optam por doar dinheiro, que consequentemente acaba ajudando o terceiro setor.
Qual é a diferença entre voluntário e voluntariado?
De acordo com o dicionário, não existe uma diferença sobre as duas palavras. O voluntariado é uma atividade de ajuda e geralmente gratuita, por vários motivos que podem ser de solidariedade, justiça social, altruísmo, filantropia ou qualquer outra natureza.
Já o voluntário é a pessoa que coloca o seu tempo e as suas competências à disposição dos outros, da comunidade a que pertence ou de toda a humanidade. Trabalha livre e gratuitamente, promovendo respostas criativas e eficazes às necessidades dos destinatários da sua ação ou contribuindo para a realização dos bens comuns.
Qual a importância do voluntariado?
Vivemos em um mundo cada vez mais individualista em que as pessoas buscam apenas seu próprio benefício, embora, às vezes, seja à custa dos outros. Por isso é importante que as pessoas promovam a solidariedade, o altruísmo e a empatia. Estas três palavras definem o caráter da pessoa voluntária. O voluntariado pode parecer, visto de fora, uma daquelas coisas que as pessoas fazem com muito tempo nas mãos.
Visto de dentro, sabemos que não é que essas horas sobraram, mas que isso se faz por muitas razões que vão além da remuneração monetária de um trabalho e que fazem do voluntariado uma atividade que preenche nossas vidas, e muito mais do que retribuir esforços.
Entenda por que o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído
Para homenagear aqueles que atuam todo o dia, no Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no país pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney. Mas foi regulamentado somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608.
O Dia Nacional do Voluntariado é definido como aquele que “se compromete com um trabalho, ou assume a responsabilidade de uma tarefa, sem ter a obrigação de o fazer”.
Portanto essa data serve para reforçar a importância do voluntariado, feito anonimamente por pessoas que dedicam seu tempo, esforço, entusiasmo e compromisso para contribuir com o objetivo comum de melhorar a vida das pessoas.
Conheça o Dia Internacional do Voluntário
Além da data comemorativa brasileira, no dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Este dia tem como propósito agradecer todo o esforço realizado pelos voluntários e suas organizações, bem como promover seus valores e divulgar as conquistas que alcançam em suas comunidades, seja por meio de organizações não governamentais (ONGs), das Nações Unidas, agências governamentais ou o setor privado.
Diversos países celebram a data com ações para enaltecer o trabalho de voluntários que estão espalhados pelo mundo.
A ONU, em 2000, também fez uma lista de objetivos principais relacionados ao serviço voluntário. Eles estão listados abaixo:
- erradicar a extrema pobreza e a fome;
- atingir o ensino básico universal;
- promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
- reduzir a mortalidade infantil;
- melhorar a saúde materna;
- combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
- garantir a sustentabilidade ambiental;
- estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Qual é o propósito da data?
O propósito da data foi criado para incentivar as pessoas que querem ajudar os outros a encontrar maneiras de fazê-lo. E para isso, países e governos devem estabelecer objetivos claros nesse sentido, cooperar para alcançar redes efetivas de voluntários.
O trabalho voluntariado é muito simples, mas o resultado é a satisfação, as pessoas que prestam esse tipo de serviço o fazem com o objetivo de tornar o mundo um lugar melhor. Aqueles que realizam esse tipo de ação o fazem, principalmente, para tornar nosso mundo um lugar melhor e, sem querer, tornam-se agentes motivadores, incentivando outros a querer se tornar voluntários.
O que fazer e como se tornar um voluntário?
Você está interessado em ser voluntário e quer saber mais sobre essa forma de ajudar os outros? Como você sabe, é um ato altruísta que permite doar seu tempo e esforço para contribuir com uma causa específica.
Ser voluntário significa participar de uma causa, colaborando de diversas formas, então é uma prática com a qual você pode aprender muito.
E quem pode ser um voluntário?
O trabalho voluntário é definido pela Lei 9.608/1998 como a atividade não remunerada, e todos têm o direito de ser voluntários. Logo, para ser voluntário, é importante ficar atento a alguns requisitos das organizações ou associações. Por exemplo, muitas permitem apenas o trabalho voluntário para maiores de 18 anos.
Quais são os tipos de trabalhos voluntários
Na verdade, hoje em dia, existe uma grande variedade de formas de realizar o voluntariado. Tudo depende do objetivo global a que respondem e da forma como essa atividade é desenvolvida, uma vez que atualmente existe tanto o voluntariado tradicional como o voluntariado digital.
Os tipos mais comuns de voluntariado são:
- Voluntariado comunitário: é aquele que busca unir diferentes movimentos cívicos que buscam proteger a cultura do lugar, melhorar a educação, criar atividades de lazer que sejam enriquecedoras e difundir os costumes de um lugar para que o resto do mundo os conheça.
- Voluntariado de exclusão social: defende e promove os direitos de grupos coletivos que são marginalizados ou discriminados de alguma forma. Atualmente e graças aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o grupo que mais recebe apoio são as mulheres, imigrantes, pessoas de outra raça, outra religião ou pessoas com deficiência.
- Voluntariado na cooperação para o desenvolvimento: é um dos tipos mais importantes de voluntariado, porque procura promover as capacidades dos indivíduos permitindo-lhes entrar no mercado de trabalho, cuidar do meio ambiente e até formar outros para garantir que em cada região do mundo a economia seja sustentável.
- Voluntariado ambiental: tem como foco o cuidado, a recuperação e a denúncia de ações que estão prejudicando o meio ambiente, bem como o uso inteligente de resíduos, principalmente plásticos, pelas pessoas.
- Voluntariado na proteção civil: na parte do mundo onde há uma grave emergência devido a eventos naturais como terremotos, tornados, inundações ou secas, haverá esse tipo de voluntários, reconstruindo a área afetada com as próprias mãos.
Além dos já listados acima, existem muitos outros tipos de voluntariado que também podem ser feitos.
Onde precisa de voluntários?
Há muitos locais no Brasil e no mundo que precisam de voluntariados. Inclusive, até mesmo na sua cidade, você pode procurar por organizações que necessitam dessa ajuda.
Abaixo, confira algumas sugestões:
Em São Paulo, instituições como a Cruz Vermelha, o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) e o Instituto de Reintegração do Refugiado (ADUS), são algumas das organizações que necessitam desse tipo de trabalho.
No Rio de Janeiro, organizações como o Solar Meninos de Luz, a Sociedade Brasileira para Solidariedade, a Rondas Urbanas Amigos Solidários (RUAS) e a Yoga de Rua também precisam de voluntários.
Já em Recife, Associação Beneficente das Filhas de Santana e a Academia para o Desenvolvimento da Educação Brasil também são exemplos de organizações que recebem voluntários.
Caso tenha interesse em se tornar voluntário em alguma das organizações citadas, você pode conferir as informações no site de cada uma delas.
Além das instituições mencionadas, há ainda oportunidades em todo o país, por isso, existem sites que ajudam quem quer ser um voluntário a encontrar uma organização para prestar esse tipo de serviço.
Alguns sites trazem uma relação das entidades cadastradas no sistema, indicando qual o tipo de causa elas atuam. Para encontrar a mais próxima de você, basta digitar as informações solicitadas.
Os sites abaixo poderão te ajudar a encontrar informações dos locais que precisam de voluntariado pelo Brasil.
É uma ótima oportunidade para saber de todas as oportunidades. Confira:
Também é possível fazer intercâmbio voluntário. Um exemplo é o AIESEC, que oferece um programa de voluntariado global, em que o jovem se candidata na oportunidade de intercâmbio voluntário de seu interesse.
Outra opção é o Rotary International, como também o Médico sem Fronteiras, mais voltado para a experiência humanitária.
Você também pode gostar
Como vimos no decorrer do texto, o Dia Nacional do Voluntariado é uma oportunidade de reconhecer e promover o empenho incansável de voluntários de todo o mundo: pessoas que dedicam tempo e esforço para promover a inclusão daqueles que, muitas vezes, são deixados para trás.