O primeiro passo é manter a calma! Muitas mulheres se queixam, além dos sintomas clássicos (calorões, frigidez, ganho de peso, entre outros), de ter baixa autoestima, depressão e ansiedade, pois imaginam que perderão a feminilidade de alguma forma.
Saiba que nós, mulheres, podemos sim ser saudáveis, bonitas, sensuais e sexualmente ativas durante e após a menopausa!
Confira o que fazer para amenizar os sintomas:
1 – Exercícios físicos: liberam endorfinas que produzem a sensação de bem-estar, melhora o humor, o sono e ainda ajuda a manter o corpo flexível e a espantar os quilinhos a mais. Procure o que mais lhe atrai, uma boa opção é a dança, pois além de se exercitar, as aulas são animadas!
2 – Tenha sua rotina pessoal: mantenha sua individualidade e independência: trabalhe, saia para conversar com as amigas, estude, aprenda coisas novas. Pessoas atualizadas e inteligentes são sempre interessantes e boas companhias!
3 – Cuide da alimentação: tenha uma alimentação natural sempre que possível. Soja, leite e derivados, peixes e castanhas são ótimas fontes de vitaminas para essa fase da vida.
O mais importante: trabalhe em sua mente a imagem da mulher poderosa que sempre foi! Tome um banho relaxante, passe aquele perfume predileto, um batom, a roupa que valoriza seu corpo, se olhe no espelho e repita como você é linda e interessante! Convide seu amor para sair ou simplesmente saia com as amigas e aproveite para paquerar… afinal, ser feliz não tem idade!
Você também pode gostar
Ainda assim, se você precisar daquele empurrãozinho, procure pelas várias opções de terapia. Os florais e os fitoterápicos são ótimas opções para aliviar os sintomas e as angústias dessa fase.