Já o comprometimento significa assumir um compromisso com alguém para realizar algo independentemente se de maneira verbal ou através de documentos, em qualquer setor da vida, seja afetiva, profissional, social, familiar, etc. O comprometimento envolve aceitar desafios agregando valores ao envolvimento, indo além do esperado ou determinado, fazendo o que for preciso e um pouco mais e melhor. Compromisso é uma palavra que tem origem no latim “compromissus”, que significa promessa. E por promessa entende-se que deva ser cumprida.
Já ouvimos a clássica fábula da galinha e do porquinho, na qual uma está envolvida e o outro totalmente comprometido. Relembrando a mesma, imagine que em uma refeição você deguste ovos mexidos com bacon, estando aqui simplesmente envolvida a galinha por apenas fornecer os ovos sem maiores responsabilidades, enquanto o pobre porquinho teve que totalmente se comprometer dando a própria vida para tirar dele o bacon.
Às vezes estamos insatisfeitos com os resultados que obtemos em nossas vidas em alguns setores, sem parar para avaliar como estamos nos colocando diante de tais situações. Estamos envolvidos com a nossa vida ou comprometidos com ela? Podemos, sem perceber, estar só envolvidos sem fazer nenhuma avaliação das nossas atitudes, sem questionarmos os resultados, sem agir para sermos o que queremos ser.
E é fácil perceber se estamos só envolvidos nela, pois a vida segue sem metas, sem esforços para alçar vôos mais altos. Fazemos o que precisa ou deve ser feito de maneira mecânica. Nem mais nem menos.
Quando estamos comprometidos, assumimos o compromisso conosco para mudar ou alcançar o que consideramos que se faz necessário, ou por querermos ir além do básico. Damos o melhor de nós para nós mesmos. Derrubamos barreiras, desafiamos com bom senso os nossos limites, nos comprometemos com a mudança, e a diferença aparecerá na motivação que teremos a cada dia para cumprir essa promessa.
Você também pode gostar de outro texto da autora: Sofrer por Antecipação