Autoconhecimento

Épocas, ciclos, estações. Símbolos, arquétipos e significados.

Escrito por Joana Netz
Quando nos conectamos e vivemos uma vida baseada nesses ensinamentos e conexões, temos maior clareza, compreensão e tranquilidade no viver. Quando a importância disso nos é ensinada desde pequenos (por que não em nossas escolas?), crescemos com uma segurança interna e compreensão do funcionamento da vida muito maiores.

Infelizmente o sistema educacional brasileiro é fraco e falho. Mesmo a maioria das escolas que são classificadas como sendo boas estão inseridas em um modelo de castração da liberdade do criar, da riqueza do questionar e do aprender a olhar a vida sob perspectivas diferentes das que estamos habituados. É como se as nossas mentes fossem colocadas em gaiolas do pensar e, como consequência, os nossos sentidos começam a ficar embotados.

Libertem-se das gaiolas ilusórias que aprisionam o ser. É chegada a hora de enxergarmos, sentirmos e experienciarmos a vida em sua totalidade! 
A não ser que passemos por alguma situação de despertar, em que uma voz interior comece a falar, fazendo com a nossa visão além do microcosmos de nós mesmos seja expandida, podemos passar por toda uma vida olhando em uma só direção, muitas vezes desconectados de nossa espiritualidade, fragmentados interna e externamente. Buscando, enfim, na satisfação da matéria uma completude inatingível por si só.

Presenciamos um crescente aumento de grupos que estudam os ciclos, arquétipos e reconexão com os saberes da Terra. Eu mesma sinto muito amor por transmitir esses conhecimentos, mas me dou conta de que, se eles tivessem chegado a muitos de nós desde a infância, a trajetória de nossas caminhadas teria sido mais fácil.

Olhem para as crianças (para a sua criança interior também), avaliem como estão os seus corações. Vejam se pisam o chão com segurança, se olham para as estrelas com entrega e gratidão. Se identificam os ciclos da lua, da natureza. Se sabem respirar com profundidade.


Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: Tempo de despertar

Sobre o autor

Joana Netz

É terapeuta ayurvedica e bioenergética, Moon Mother, doula na tradição, instrutora de yoga para gestantes, percussionista e dançarina.

Há mais de uma década vem desenvolvendo trabalho com mulheres em diferentes áreas terapêuticas, firmando cada vez mais o foco de seus estudos, mergulhos pessoais e profissionais no resgate dos saberes ancestrais femininos, no trabalho do despertar e ancorar a energia da Deusa na Terra e no empoderamento de mulheres, visando a cura das feridas da alma, em um caminho de resgate de seus poderes interiores e da conexão com suas mulheres livres e selvagens.

Paulistana, vive atualmente em Santa Catarina, onde é guardiã do Espaço Purna, um espaço terapêutico localizado em Garopaba, no litoral sul do Estado.

Segue levando seu trabalho a diversos lugares do Brasil, compartilhando seus saberes, histórias e aprendizados, a importância da reconexão com a Mãe Terra, com os saberes ancestrais e com os ciclos da natureza.

Contato:

E-mail: contato@purna.com.br
Site: www.joananetz.com.br (em construção)
Instagram: @joananetz | @espacopurna
Facebook: Joana Netz | Espaço Purna