Neste vídeo, Nisargan, do Espaço Presença, investiga uma mesma frase de Osho que foi escolhida por duas pessoas diferentes para que ele a comentasse. A frase é a seguinte: “O mestre é um dedo apontando para a Lua. Não olhe apenas para o dedo. Olhe diretamente para a Lua. Quem olha apenas para o dedo perde a Lua”.
A própria frase de Osho já indica que o dedo é o mestre, a sua presença, a sua fisionomia, a sua voz, o seu carisma…
Mas, nessa frase, Osho não fala o que é a Lua. Para as pessoas que estavam com ele, na presença dele, ouvindo seus discursos ao vivo, Nisargan acha que a grande maioria delas entendia o que era a Lua, pelo menos intelectualmente: “O mestre é o dedo apontando para a Lua”.
O que é a Lua? Essa é a grande questão. Essa é a grande chave. Olhar diretamente para a Lua, saborear a Lua!
Por tudo o que Osho falou, na percepção de Nisargan, a Lua é a consciência atentiva ao momento presente. Estando na presença física de Osho, era isso que Nisargan sentia que
o mestre estimulava a todo momento: “Acorda, presta atenção, você está neste momento! Não durma, simplesmente preste atenção ao que está acontecendo, seja lá o que for!”
Você também pode gostar
- Saiba quem é Osho, o mestre da iluminação e da meditação!
- Reflita sobre o que é possível aprender com o líder religioso Osho
- Entenda a definição de ego, de acordo com a visão de Osho
Nessa insistente mensagem do mestre, fica claro que não precisamos manipular nada, que não precisamos decidir nada, apenas prestar atenção ao que está acontecendo! E, nesse prestar atenção, acontece o fluir natural impulsionado pela sabedoria interna. Porém, é bom que fique bem claro: a sabedoria só vai se manifestar se você estiver realmente atento ao momento presente, sendo o observador neutro do que está acontecendo aqui e agora.
Essa consciência é você. Você é a Lua! Em outras palavras, você, em essência, é a própria consciência.
E aí você está prestando atenção ao que está acontecendo neste exato momento? Você compreende que você é a Lua? Assista ao vídeo e procure despertar mais e mais a consciência, nesse processo incrível, que é passar de lua crescente para lua cheia.