Sustentabilidade

ESG nas empresas de beleza: entenda como implantar práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável global

Lâmpada com muda de planta dentro
Arthon meekdong / Canva
Escrito por Michelle Palermi

O seu gosto na hora de comprar produtos de beleza mudou ao longo do tempo, certo? Isso aconteceu com todo mundo. É por isso que as empresas precisam se ajustar aos desejos dos consumidores. Felizmente, existe uma ferramenta que auxilia nesse processo, o ESG. Aprenda os detalhes sobre isso, a seguir.

Mudança de hábitos, adoção de novos produtos e até medidas cordiais são alguns exemplos simples que podem ser adotados pelas empresas.

O comportamento do consumidor vem mudando e, principalmente as novas gerações, buscam consumir produtos e serviços de empresas que prezam pelos pilares conhecidos como ESG, uma sigla em inglês que quer dizer: Environment (meio ambiente), Social (responsabilidade social) e Governance (governança). O impacto disso é que mesmo as pequenas empresas precisam ficar atentas e adotar práticas sustentáveis para se adequar ao novo mercado.

O mercado de beleza está em plena ascensão nos últimos anos e já sentiu a pressão do mercado para a adequação às boas práticas empresariais. “Não podemos falar do crescimento das tecnologias em medicina estética, dentro de clínicas e salões, sem olhar para a responsabilidade com o meio ambiente”, explica Dra. Ermelinda Dias, criadora do protocolo Medida Certa 90.

As empresas devem, sempre que possível, optar e divulgar a práticas do grupo, como a utilização de matérias-primas renováveis em seus cosméticos e o uso de ingredientes naturais em todos os tratamentos e procedimentos. Além de as práticas estarem no dia a dia das micro empresas, é importante divulgar e mostrar as políticas voltadas para a sustentabilidade. Desta forma, a empresa engaja clientes e parceiros a participar desse caminho mais responsável. “Nós sempre visamos economia e sustentabilidade, oferecendo soluções 100% naturais aos pacientes. Os cremes utilizados nos procedimentos são sempre sem conservantes, veganos, cruelty-free (livre de crueldade) e com embalagens retornáveis para reciclagem”, conta Dra. Ermelinda.

O Sebrae, que já atendeu mais de 1,2 milhão de micro empresários do segmento de beleza no último ano, preparou um guia com práticas que podem ser implantadas no dia a dia das empresas. Confira algumas atitudes que podem fazer a diferença no seu negócio!

Pessoa desenhando símbolos em lousa com  giz
aluxum de Getty Images / Canva

1 – Fique atento a vazamentos de água em torneiras, lavatórios, descargas, tanques, caixas d’água, entre outros.

2 – Adote equipamentos e tecnologias que contribuem para a economia de água.

3 – Troque lâmpadas halógenas pelas fluorescentes ou de LED, que gastam menos energia.

4 – Tenha lixeiras diferentes para materiais plásticos, papeis, metais/alumínio e outros.

5 – Priorize a compra de produtos em embalagens recicladas, recicláveis ou retornáveis.

6 – Mantenha atendimento cordial e eficiente para os mais diversos públicos.

7 – Redobre sua atenção quanto à biossegurança. Além de se adequar à lei, você contribui para a saúde de colaboradores e clientes.

8 – Dê preferência à luz natural, sempre que possível.

9 – Utilize equipamentos com selo de eficiência energética.

10 – Reduza o consumo do ar-condicionado.

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“Não consigo enxergar bem-estar sem responsabilidade sustentável, por isso trago conscientização para a rotina da clínica e dos projetos que desenvolvo. Dentro da minha clínica, Nutrilinda, busco respeitar todos esses itens para conscientização e contribuição no desenvolvimento sustentável global”, completa a doutora.

Para a ONU, os negócios locais são fundamentais para atingir metas globais de desenvolvimento sustentável.

Sobre o autor

Michelle Palermi

Apaixonada por escrita desde a época da escola, acredito que a comunicação une pessoas. Por meio dos textos, podemos nos conectar e levar uma mensagem de propósito ao mundo.

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