Está na menopausa e a insônia te pegou? Em meio a tantas alterações hormonais, se você quer recuperar o seu sono de beleza, existe um ritual noturno que pode te ajudar. Nos próximos tópicos, aprenda mais sobre o que provoca a insônia na menopausa e encontre maneiras naturais de lidar com esse incômodo.
Conheça o ritual noturno que te ajudará a dormir na menopausa
O que é menopausa?
A menopausa é, antes de tudo, o terror de muitas mulheres que estão entre os 45 e os 55 anos de idade. Isso porque é depois da menopausa, caracterizada pela última menstruação de uma mulher, que tem início o climatério.
Popularmente, o climatério também é chamado de menopausa. Ele é marcado pelo desequilíbrio na produção dos hormônios do parto dos ovários, o que resulta em transformações físicas e emocionais.
Nessa fase, é comum sentir o corpo mais inchado, ter frequentes alterações de humor, dores de cabeça, libido reduzida, dificuldade para se concentrar, palpitações, fogachos (ondas de calor) e insônia.
O que provoca a insônia na menopausa?
É normal ter insônia na menopausa? De acordo com um estudo multinacional divulgado em 2019, quase metade das mulheres sofrem desse mal após a menopausa. Ou seja, é normal sentir mais dificuldade para adormecer e para permanecer dormindo durante a menopausa.
O motivo dessa dificuldade é justamente a alteração hormonal pela qual a mulher passa nesse período. Torna-se mais difícil lidar com as próprias emoções, as dores no corpo são frequentes e as ondas de calor podem ocorrer a qualquer momento, inclusive ao tentar dormir.
Mas isso não significa que a insônia na menopausa não pode ser evitada. Na verdade, existem algumas maneiras de atenuar esse efeito negativo do desequilíbrio hormonal, como apresentamos nos parágrafos seguintes.
O que é bom para acabar com a insônia da menopausa?
Interromper a insônia da menopausa é uma tarefa mais simples do que você imagina. Com auxílio médico, por exemplo, é possível realizar a reposição hormonal no organismo, que vai aliviar esse e outros sintomas incômodos.
No entanto, você também pode adotar alternativas naturais para a solução desse problema. Alguns hábitos que podem te ajudar são: tomar chás calmantes, gastar energia com exercícios físicos, estabelecer um horário diário para dormir e para acordar, evitar os cochilos durante o dia e a ingestão de cafeína à noite e se afastar de aparelhos eletrônicos antes de dormir.
Além disso, se você quer aproveitar o momento de dormir para sentir o seu corpo com atenção e carinho, também pode realizar um ritual para dormir melhor. Saiba como realizá-lo, a seguir.
Como fazer um ritual para dormir melhor
Um chá para dormir bem costuma ser a principal recomendação para quem está sofrendo de insônia. Outra campeã de indicações é a meditação, que costuma acalmar os pensamentos e o corpo de quem a pratica. E o ritual para dormir melhor na menopausa é um pouco dessas duas coisas. Veja, a seguir, como fazê-lo todos os dias.
Ingredientes para o ritual
- 18 gramas de folhas de maracujá;
- 2 xícaras de água fervente;
- 1 creme hidratante de sua preferência.
Preparo
Antes de tudo, você deve preparar o chá de folhas de maracujá. Para isso, misture as folhas com a água fervente e tampe o recipiente por 10 minutos. Depois de coar, você já pode beber. Feito isso, inicia-se a outra parte do ritual.
Com o creme hidratante que você escolheu, inicie uma meditação. Comece a massagear o seu corpo com calma, sentindo todas as partes e refletindo sobre como você se sente. Se quiser, coloque uma música ambiente para ajudá-la a entrar em um estado meditativo.
Ao sentir o seu toque em sua pele e ao saborear o chá calmante, você vai sentir o seu corpo e a sua mente em harmonia, iniciando, assim, o processo para adormecer. Os resultados serão ainda melhores se você realizar o ritual já no escuro, na sua cama, quando estiver encerrando o dia.
Você também pode gostar
Colocando em prática o ritual que apresentamos, você vai mandar a insônia embora como se ela nunca tivesse feito parte da sua menopausa. Que tal começar a conexão entre seu corpo e sua mente ainda hoje? Aproveite!