Saúde Integral

Está resfriado? Cure-se com nossos chás para gripe!

Xícara verde com chá quente
david_addimage / Getty Images Pro / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com a mudança do clima e a chegada do inverno, infelizmente também é época de maior incidência de gripes e resfriados na população. Com o frio, aumenta a exposição a ventos e chuvas, os ambientes se tornam mais fechados e os vírus e bactérias fazem uma verdadeira festa. Saiba, no entanto, que uma das bebidas mais consumidas para aquecer nosso corpo neste período também pode ser sua aliada no combate destas enfermidades: o chá!

Em primeiro lugar é preciso saber se o que está te incomodando é uma gripe ou um resfriado. A gripe é mais séria, com sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, indisposição e até mesmo febre; já o resfriado é uma versão bem mais branda e em geral ataca apenas as vias respiratórias causando coriza e crise de espirros. No primeiro caso é indispensável visitar um médico para acompanhamento, ainda mais com o grande aumento de subtipos do vírus da gripe que pode desenvolver doenças mais graves.

Nos dois casos, no entanto, uma alimentação natural e o uso de chás ajudam na recuperação.

As ervas naturais e alimentos como verduras, legumes e frutas auxiliam em casos inflamatórios, fortalecem o sistema imunológico e renovam a disposição.

Os chás em específico, além das propriedades de cada ingrediente isolado, ao serem consumidos quente aumentam também a temperatura interna do corpo o que provoca suor e uma espécie de detox. Possuem também efeito de hidratação e sedativo.

Gengibre

Chá de gengibre
KSevchenko / Getty Images Pro / Canva

Para cada xícara de água é necessária 1 colher de chá de gengibre ralado ou 4 rodelas médias da raiz. Coloque a água para ferver já com o gengibre nela, mas retire do fogo um pouco antes de levantar fervura, quando as bolinhas começarem a se formar na água. Tampe, deixe descansar por cerca de 5 minutos, coe e beba logo em seguida para que não perca suas propriedades.

Além de auxiliar na gripe e na dor de garganta, o gengibre também é termogênico e ajuda na perda de peso.

Hortelã

Chá de hortelã
GMVozd / Getty Images Signature / Canva

Ferva 500 ml de água e a derrame sobre 1 colher de sopa de folhas de hortelã. Tampe o recipiente e deixe em repouso por cerca de 10 minutos. Coe e beba em seguida.

Apesar de ser mais conhecido como um chá que combate a dor de estômago, durante gripes e resfriados a hortelã dilui o muco e atua como expectorante, além de aliviar tosse seca.

Erva-doce

Chá de erva-doce
mescioglu / Getty Images / Canva

Para um litro de água fervente coloque 3 colheres de sopa de sementes de erva doce. Após infusão de 5 minutos, coe, adoce à gosto e beba em seguida.

A erva-doce estimula o apetite, que costuma ficar prejudicada nos enfermos. Promove relaxamento muscular diminuindo assim as dores no corpo e também acalma a garganta.

Eucalipto

Chá de eucalipto
ildipapp / Canva

Grande auxiliar nas doenças respiratórias, o eucalipto minimiza os sintomas de asma, sinusite, bronquite e gripes. A febre também costuma abaixar após a ingestão deste chá, bem como inflamações da garganta. Expectorante, pode ser ingerido até 4 vezes por dia em casos de constipação.

Para uma xícara de chá é necessária uma colher de sopa das folhas do eucalipto. Despeje as folhas na água fervente e deixe descansando até ficar na temperatura morna. Depois é só coar, adoçar e degustar.

Chá misto de limão, mel, gengibre e alho

Este é um verdadeiro clássico quando o assunto é gripes e resfriados. Sem dúvida já ouviu sua mãe ou avó receitando esta misturinha milagrosa.

Chá de limão com mel
Pixelshot / Canva

Além dos benefícios do gengibre que já falamos acima, o alho é antiviral, antibacteriano e também rico em vitamina C. O limão melhora a imunidade, é antibiótico e também desinfetante durante a inalação.

Para o preparo deste chá, descasque e fatie um dente de alho, um punhado de gengibre em rodelas. Lave um limão, esprema e coloque também algumas fatias. Coloque o 1 colher de sobremesa de mel e sem seguida acrescente a água já quente, pouco antes de ferver. Deixe em infusão por 4 minutos e está pronto!

Você também pode gostar

Chá de limão

Chá de limão.
Towfiqu barbhuiya / Unsplash

O chá de limão destaca-se contra a gripe e os resfriados por dois fatores. O primeiro deles é que a fruta é rica em vitamina C, sendo capaz de fortalecer o sistema imunológico. Então é provável que você se recupere mais rapidamente ao ingerir essa bebida. O outro fator que é que ele auxilia na remoção do muco que pode ficar acumulado na garganta.

Para fazer um chá de limão, lave a fruta e corte-a em rodelas, mantendo a casca. Coloque as rodelas em uma panela pequena com 150 ml de água filtrada. Aqueça até ferver, por dois minutos. Aguarde mais dois minutos e só então coe. Em seguida, é só beber.

Chá de sabugueiro

Chá de sabugueiro.
ivabalk / Pixabay

O chá de sabugueiro é um antitérmico natural. Ao enfrentar uma gripe ou um resfriado, é provável que apresentemos um quadro febril. Se a febre não estiver muito alta, é possível atenuá-la com as flores dessa planta. Além disso, o sabugueiro é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer a nossa imunidade, em especial quando somos acometidos por alguma doença.

Para o preparo do chá de sabugueiro, misture duas colheres (de sopa) de flores dessa planta em um litro de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos de infusão. Em seguida, coe e beba.

Chá de equinácea

Chá de equinácea.
almaje / 123rf

O chá de equinácea tem propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias. Embora não seja capaz de curar gripes e de resfriados, ele pode ser eficiente no combate à tosse e à coriza. É importante dizer que a equinácea é uma planta laxativa, então é melhor não exagerar.

Para preparar a bebida, misture uma colher (de chá) de flores ou de raízes de equinácea em uma xícara de água fervente. Aguarde por 15 minutos antes de coar e beber, para que as propriedades da planta tenham um efeito mais duradouro.

Para adoçar qualquer uma das opções o mel é a melhor opção, pois alivia a mucosa irritada e é ótimo para cicatrizar inflamações da garganta. Coloque a quantidade que se adequar ao seu paladar no chá recém feito, antes da infusão.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br