Olá, eu sou a Gabi Cezar. Sou terapeuta holística especializada em fitoterapia, aromaterapia, terapia com florais de Bach e florais de Saint Germain e fitoenergia. Hoje vamos falar de uma plantinha linda, com pequeninas flores brancas, que é muito fácil de plantar por meio da estaquia e dá pra cultivar em vaso em qualquer lugar da casa.
Estamos falando da estévia, que apenas em 1987 foi descoberta como adoçante e somente em 1995 liberada para ser comercializada como tal.
Bem diferente de seus concorrentes totalmente químicos, como o Aspartame, o ciclamato e a sacarina, que deram câncer em ratos de laboratório, nossa amiga estévia é naturalíssima e você pode secá-la, triturá-la e terá seu adoçante natural e caseiro. Não é maravilhoso?
Bom, então você que é diabético, ou você que conhece um diabético presta atenção nessa matéria e compartilhe essas informações.
ESTÉVIA, folha
NOME CIENTIFICO: Stevia rebaudiana
BENEFÍCIOS MEDICINAIS: rica em betacaroteno, cálcio, flúor, ferro, fósforo, zinco, manganês, vitaminas A, C e vitaminas do Complexo B.
Essa quantidade de nutrientes e vitaminas faz dessa folha uma excelente opção de combate a diabetes por diminuir o açúcar do sangue, justamente por ser um adoçante natural, trabalhando como emagrecedor e combatendo a obesidade.
Melhora a hiperatividade, regula a pressão alta, ajuda nos problemas ligados ao sistema digestivo, como indigestão. E combate a candidíase.
Mastigar folha de estévia ajuda a parar de fumar. Mastigue 1 folha sempre que tiver vontade de fumar. Não ultrapassando a quantidade de 8 a 10 por dia.
Você também pode gostar
- Veja como respirar melhor com a ajuda do eucalipto!
- 9 benefícios da folha de louro
- Aprenda a usar capim-cidreira e melissa e melhore sua saúde
BENEFÍCIOS MÍSTICOS: um banho ou uma defumação usando as folhas da estévia vai trazer calma e uma autoavaliação sobre o nosso estado de consciência, sobre o que temos feito e como.
CULINÁRIA: é um importante adoçante natural e é usado em diversas receitas de doces e bolos para pessoas com diabetes ou com restrição de açúcar.
FORMAS DE USO: chá, tintura, adoçante, banho, banho de assento, incenso natural, defumador.
DOSAGEM DE USO: 1 colher de sopa da erva seca para 500 ml de água ou 2 colheres de sopa da erva fresca para 500ml de água.
CONTRAINDICAÇÕES: alérgicos a estévia ou a seus componentes.