Autoconhecimento Saúde Integral Saúde Mental

Estou me sentindo cansado e desanimado, o que fazer?

Um homem desanimado olhando um notebook.
baranq / Shutterstock
Escrito por Ana Rubia

O desânimo e o cansaço podem aparecer em qualquer fase da nossa vida, como em alguns momentos de sobrecarga ou até mesmo em situações que deveríamos estar animados e bem-dispostos.

Esse cansaço todo é normal?

O cansaço constante pode ser um sinal de várias doenças, como depressão, anemia ou até mesmo diabetes. É importante entender que o contexto e a rotina influenciam diretamente em nossa energia e disposição.

Quando estamos sobrecarregados, com pouco tempo de descanso e lazer, ou com muitas tarefas no dia a dia, é normal que o cansaço se aproxime de nós.
Mas nem todos os casos de desânimo e cansaço são normais.

Uma mulher mexendo o seu pescoço enquanto faz um semblante de dor.
dimaberlinphotos / Canva

O desânimo pode ser resultado de uma expectativa frustrada e de dificuldades no dia a dia. Em alguns momentos, nós nos percebemos muito cansados e desanimados, e mesmo descansando e tendo uma rotina leve, não temos energia, nem disposição como gostaríamos.

Se você se sente cansado mesmo após uma boa noite de sono, ou não se sente animado mesmo quando pensa em fazer suas atividades favoritas, talvez seja o momento de olhar com atenção para sua saúde.

É preciso se atentar às próprias sensações e sentimentos para evitar que se tornem constantes e possam evoluir para melancolia ou quadros de depressão.

Cansaço constante pode ser depressão?

O cansaço pode ser um dos sintomas da depressão, mas somente o cansaço não diagnostica um transtorno depressivo.

A depressão é um transtorno psiquiátrico crônico e recorrente que provoca alterações de humor e afeta emocionalmente a pessoa. Geralmente traz sentimentos de tristeza profunda, desesperança, desencanto, associados a distúrbios no sono e no apetite.

A depressão pode afetar qualquer pessoa, em diferentes fases da vida, mas os sintomas e a frequência deles podem aparecer de forma diferente em cada pessoa.

Dez principais sintomas da depressão:

  • Tristeza constante
  • Cansaço físico e mental constante
  • Apatia, desânimo e falta de energia
  • Insônia
  • Perda de apetite
  • Choro inconstante
  • Irritabilidade
  • Angústia
  • Falta de concentração
  • Humor deprimido

Como lidar com o desânimo e o cansaço?

Por mais que o desânimo e o cansaço nos deixe estáticos em muitos momentos, é importante se posicionar e ter enfrentamento.

Uma corredora sorridente mexendo no seu cabelo.
Lipik Stock Media de Lipik Stock Media / Canva

Incluir atividade na rotina que traga algum prazer e bem-estar pode fazer toda a diferença. Também é importante se exercitar fisicamente, ter uma boa alimentação e uma boa rotina de sono.

Dessa forma, é possível melhorar o humor, aliviar o estresse e a ansiedade, e voltar a sentir ânimo.

Dicas para lidar com desânimo no dia a dia

Alguns detalhes que mudamos na nossa rotina ou algumas atividades que iniciamos já fazem toda a diferença. A psicóloga Stella Cesco Silva Nazar, da Terapize – Terapia Online, nos dá algumas dicas para colocar em prática:

Você também pode gostar

“Em primeiro lugar desafogue a sua mente, retire 10 minutos do seu tempo, quando estiver mais estressado e respire fundo, lave o rosto, se olhe no espelho e lembre-se de que tudo são processos e que nada valerá a pena sem sua saúde mental. Em segundo lugar, tudo bem não ser produtivo o tempo todo. Você merece e DEVE ter ao menos um curto tempo para não fazer “nada”. E por último, não se cobre tanto! Lembre-se que ninguém nunca conseguiu fazer tudo perfeito e planejado o tempo todo, você é humano e precisa saber seus limites.”

Quando é hora de pedir ajuda?

Se você perceber que está difícil demais lidar com o desânimo, tomar atitudes de enfrentamento ou que o cansaço e a falta de energia estão prejudicando sua rotina e desempenho, está na hora de buscar ajuda!

Ter uma rede de apoio é muito importante, mas, sobretudo, buscar ajuda de um profissional, pois assim você conseguirá identificar as causas do que vem enfrentando e descobrirá ferramentas para lidar. A terapia pode ajudar.

Sobre o autor

Ana Rubia

Ana Rúbia é psicóloga clinica, fundadora e ceo da Terapize - plataforma de psicologia e psicoterapia online.

"Acredito que a saúde mental é um direito de todos e entendo que precisamos democratizar isso, levando informação, psicoeducação e facilitando o acesso. O autoconhecimento e o entendimento das nossas emoções nos permite viver uma vida muito mais leve e saudável, e na Terapize possibilitamos isso ao alcance de um clique!"

Site: terapize.com
Instagram: @terapizeoficial
Twitter: @terapize
YouTube: Terapize