Estudos da Cabala – Corach
Números 16:1 – 18:32
95 versículos
“E desligaram-se da congregação, Corach…e congregaram-se contra Moisés e contra Aarão… por que vos elevais sobre a congregação do Eterno?” Números 16:1-3
Estando no deserto, após receberem notícias negativas dos espiões, que desencorajaram os israelitas de adentrarem a terra prometida, vários líderes se reuniram e desafiaram a autoridade de Moisés, conferida pelo Eterno, de conduzir o povo de Israel. Corach contestou a liderança de Moisés, sendo que recebeu o castigo divino e foi tragado pela terra, com todos familiares e apoiadores.
Esta passagem tem várias interpretações. Um ponto importante é que não devemos contestar as autoridades de maneira leviana, talvez por inveja, incapacidade de estarmos no lugar deles ou mesmo por desejos ocultos. Outro ponto é que devemos seguir as leis divinas, olhando para nosso interior, para não ficarmos sem rumo ou sermos destruídos por pensamentos confusos e vacilantes. Também devemos compreender que muitas situações são necessárias para a nossa correção da alma, inclusive de vidas passadas.
Não se desvie de seguir o Eterno. Não siga coisas vãs, que são vaidade. Caminhe em direção à Terra Prometida.
Shavua Tov!
Tenha uma ótima semana!
Você também pode gostar de outro artigo do autor. Acesse: Estudos da Cabala – Moisés enviou espiões para a Terra Prometida, para ver se era boa!