Estudos da Cabala
Matot – Masei
Números 30:2 – 36:13
A porção de Matot fala especialmente dos votos, promessas e juramentos que fazemos. Além disso, fala da luta promovida contra os midianitas, que protagonizaram a queda dos israelitas, que foram seduzidos.
“Quando um homem fizer um voto ao Eterno… não profanará a sua palavra, como tudo que saiu de sua boca, assim fará”. (Números 30:3)
Primeiramente, devemos refletir que tudo vem de Deus. Portanto não devemos realmente prometer, pois não somos nós que temos a força e o poder que nos permitem cumprir a promessa.
Em segundo lugar, devemos refletir que tudo o que fazemos é sagrado. O ato de pensar, se alimentar e de agir em qualquer circunstância carrega em si a luz do Criador. Novamente dizendo, tudo vem de Deus.
Devemos ter essa consciência de que tudo o que fazemos, tudo o que existe, contém a luz de Deus.
Tenha cuidado com suas as palavras e manifeste a luz de Deus, sempre!
“Estas são as jornadas dos filhos de Israel que saíram da terra do Egito”. (Números 33:1)
A porção de Masei fala sobre a jornada dos israelitas no deserto, após a saída do Egito, até a sua chegada na Terra Prometida.
Foram 40 anos no deserto, após passarem por 42 cidades.
Segundo a Cabala, essa caminhada no deserto é a nossa jornada interior. Devemos parar e refletir sobre as nossas vidas, o nosso aprimoramento espiritual. A nossa jornada pela vida é em função de nossa elevação de consciência, até chegarmos ao nosso objetivo, nossa Terra Prometida.
O número 42 tem relação com o Ana B’koach, que contém 42 letras, número também referente à criação do mundo.
Você também pode gostar:
Devemos ter em mente de onde viemos e para onde vamos. Saber que Deus nos libertou do Egito, da nossa escravidão, para a nossa liberdade e vida Eterna.
Shavua Tov!
Tenha uma ótima semana!