Esse Shabat também é chamado de Shabat Chazon ou o Shabat da Visão, que é anterior ao 9 de Av, término das chamadas 3 semanas, que começam em 17 de Tammuz.
Moisés estava além do Jordão, admoestando seu povo, após a passagem pelo deserto, antes da entrada na Terra Prometida. Todos relembraram, após a preparação no deserto, para a entrada em um novo ciclo de vida, as orientações para que tivessem uma vida farta e abençoada.
Esse é o código por trás das palavras de Moisés: somente entraremos em uma fase de alegria e prosperidade quando estivermos preparados, purificados internamente. Quando as nossas almas deixarem o ódio e o egoísmo de lado, poderemos ter acesso a uma nova vida. Devemos ter em mente que a vida plena requer o domínio sobre nós mesmos, frente às tentações físicas a que estamos expostos.
Moisés também disse que deveriam lutar contra as sete nações ao redor, ante as dez que ali estavam.
Esse código nos mostra que devemos dominar as nossas emoções, que estão simbolizadas pelas sete sephirot inferiores, de Chessed a Malchut. Quando a era de Mashiach chegar, dominaremos também as três sephirot superiores, de Keter a Biná, relacionadas ao intelecto, ali descritas como os três povos restantes.
9 de Av é a data da destruição dos Templos Sagrados, quando fazemos uma reflexão profunda para que a humanidade não repita os seus caminhos negativos. Nesse ano, a data cai no próprio Shabat, sendo que, por isso, o jejum é realizado no dia seguinte.
A destruição dos Templos foi devida às consequências da idolatria, pecados sexuais e derramamento de sangue. A desconexão com o mundo espiritual e o ódio entre as pessoas causam a destruição do planeta e da humanidade.
Essa é a oportunidade de nos voltarmos ao caminho de Luz, onde podemos nos redimir de nossos erros e alcançarmos a vida plena, de paz e magnificência.
No Shabat da Visão, podemos ter acesso aos mundos superiores, unidos em prol de um mundo perfeito e onde a paz reine absoluta.
Você também pode gostar
Shabat Shalom!
Acendimento das velas de Shabat em São Paulo: 17h19
Término do Shabat: 18h15