Êxodo 1:1-6:1
124 versículos
Shemot é o segundo livro da Torá, quer dizer nomes, em hebraico, pois cita os nomes dos filhos de Israel (Jacó) que foram ao Egito. Este livro também é chamado de Êxodo, que significa saída, em grego, pois relata a saída dos hebreus do Egito.
“E estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram ao Egito”
Êxodo 1:1
Levantou-se o rei do Egito e foi contra os filhos de Israel. O Faraó castiga os israelitas, dando-lhes trabalho na condição de escravos. Com medo, manda matar todos os primogênitos das hebreias. Moisés, filho de hebreus, é salvo e criado pela filha do Faraó. Foge do Egito, casando-se com Tsipora, filha de Jetró, chefe de Midiã. Pastoreando o rebanho, Moisés se depara com o anjo de Deus em uma sarça ardente. Deus instrui a Moisés para que vá ao Faraó e liberte o seu povo. O Faraó fica irritado e ordena para que as condições dos escravos sejam mais duras, dando-lhes mais trabalho forçado.
“E se levantou um novo rei sobre o Egito que não conheceu a José.”
Êxodo 1:8
Quando não reconhecemos que toda nossa vida está ligada ao Eterno e que tudo vem a nós pelas mãos do Criador, passamos a viver na escuridão. Nossa vida torna-se um tormento, e passamos a viver em um estado de escravidão e sofrimento.
Toda a nossa prosperidade no mundo físico em que vivemos (Malchut) é devida à nossa consciência ligada aos mundos espirituais (aqui relacionada a Yossef – José).
“E apareceu-lhe o anjo de Deus numa chama de fogo, no meio da sarça”
Êxodo 3:2
Deus fala conosco, sempre. Quando estamos focados, meditativos, podemos escutar a palavra de Deus, que nos instrui a como enfrentar o Faraó, nosso ego, dentro de nós, que nos aprisiona e nos mantém escravos de seu poder.
Estamos aqui neste mundo para cumprirmos nossa missão da alma, não para nos aprisionarmos na vida material desumana e sem sentido. Temos que enfrentar o nosso inimigo interno, que quer nos destruir e nos afastar do principal, que é a liberdade e fim da morte em todos os sentidos.
Você também pode gostar
Enfrente seu lado negativo!
Tenha uma ótima semana!
*Estamos iniciando o ano novo, de 2018, bem como os estudos do segundo livro da Torá. Assim, este ano relaciona-se com a nossa liberdade, rumo a uma nova vida, com sentido e sem as amarras da escravidão física.
Liberte-se do seu ego que te aprisiona, caminhe em direção à plenitude.
**Novos projetos em andamento. Palestras presenciais serão reiniciadas em março/2018. Fique atento.
Shavua Tov!
Um feliz 2018