Semana 45 – Vaetchanan
Deuteronômio 3:23-7:11
118 versículos
Moisés, à beira do rio Jordão, suplicou ao Eterno para entrar na Terra Prometida, juntamente com seu povo, que ele guiou por 40 anos no deserto. O Eterno não permitiu, porém Moisés foi levado ao cume de uma montanha para que pudesse observar onde seria a nova morada dos israelitas, que passaram a ser guiados por Josué.
“E roguei ao Eterno naquele tempo, dizendo: Deixa-me passar, rogo-Te.” (Deuteronômio 3:23)
Segundo a Cabala, o Eterno não permitiu a entrada de Moisés na Terra Prometida, pois ele não cumpriu uma ordem no deserto, na retirada de água de uma rocha. Em um sentido mais profundo, o povo israelita não estava preparado espiritualmente para testemunhar tamanho milagre de ver a água brotar de uma rocha, bem como de ser guiado por Moisés em sua nova morada.
Ou seja, nós somente conseguimos ver milagres que estamos preparados para testemunhar. Os milagres são do tamanho da nossa fé e visão espiritual.
Moisés ora por 515 vezes para entrar na Terra Prometida. Quantas vezes oramos para que o Eterno ouça nossa voz?
“E agora, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino para os cumprirdes, a fim de que vivais, entreis e herdeis a terra que o Eterno, Deus de vossos pais, vos dá.” (Deuteronômio 4:1)
Após testemunharmos milagres em nossas vidas, temos a tendência de esquecermos dos feitos, retornando a um estado de negligência espiritual. Para que nada de mal nos ocorra, devemos sempre lembrar de quem nos tirou da escravidão e nos colocou em liberdade. Devemos levar os estatutos divinos em nosso coração, para cumpri-los.
Espiritualmente falando, é fácil negligenciar nosso trabalho espiritual, quando tudo está bem. Esquecemos de Deus, por vários motivos e distrações. Damos boas desculpas para não nos interessarmos pelos estudos da Torá e muitos podem não reconhecer o Deus único.
Nessa passagem, Moisés repete o decálogo (10 Mandamentos ou Pronunciamentos), como forma de que levemos em nossos corações as palavras que nos guiam a uma vida em plenitude. (Deut. 5:6)
Esquecemos facilmente daquilo que nos levou a uma ótima condição de vida, caindo nas mais variadas ciladas e tentações da vida ilusória que nos acompanha.
“Escuta, Israel! O Eterno é nosso Deus, o Eterno é um!” (Deut. 6:4)
Aqui está o famoso pronunciamento que todo israelita faz (Shemá Israel), para levar ao seu coração a certeza de que só existe um Deus. Tudo vem de Deus, deposite toda sua confiança e toda sua fé somente Nele.
Você também pode gostar:
Dedique-se a estudar e praticar a verdade do Eterno, para que você viva, e não morra.
Shavua Tov!
Uma ótima semana para todos!