Vivemos em uma cultura monogâmica, então se uma pessoa decidiu estar com outra em um relacionamento sério e, de repente, resolver ficar com uma terceira pessoa é considerado traição, e a pessoa está errada sim. Isso é falta de caráter.
Mas e quem foi traída ou traído não tem culpa nenhuma?
Quando falamos de autorresponsabilidade, podemos entender que sim a pessoa traída teve sua parte de culpa.
“Uau! Como assim, Elisangela? Eu fui traída(o) e não tive culpa!!!”
Desculpe decepcioná-lo, mas claro que você teve sua parcela de culpa.
Um relacionamento é composto de duas pessoas e entre elas é no mínimo necessário que haja uma comunicação sobre como está o andamento da vida a dois, assim como em uma empresa é necessário acompanhamento de tudo.
De alguma forma, você vai analisar quais foram os seus erros. Isto é necessário não pelo outro e sim por você.
Fez a análise? Agora siga sua vida sem culpa. Coloque em prática novos hábitos, novas ações e novos comportamentos para ter uma vida feliz. Sabe por que estou falando sobre isso? Porque, na verdade, depois de uma traição, a pessoa quer culpar a todos e menos a si mesma, além disso também há as pessoas que se culpam demais e as pessoas que não sentem culpa nenhuma. Existe um meio-termo aí. Qual foi a minha parcela de culpa? Descobri, analisei, entendi, agora eu sigo minha vida de forma tranquila porque sei que sempre quero fazer o melhor, mas faça este melhor em primeiro lugar para você.
Você também pode gostar
- Sonhou com traição? Veja o significado!
- O que a psicologia diz sobre infidelidade?
- Traição: confessar ou manter-se em segredo?
- Infidelidade: Dor, raiva e desamparo
“Elisangela, eu fui traída, mas decidi perdoar. Só que agora, em qualquer briga, eu jogo na cara da pessoa, pois desconfio de tudo.” Este é um relato frequente. Diga-me uma coisa… este processo está o ajudando? Se houve o perdão, se houve uma análise da sua parcela de culpa… você quer viver nestas condições?
Vou deixar a reflexão para você.
Mas conte comigo, vamos falar mais disso!
Deixe nos comentários quais assuntos você mais gosta de ler.