A gestação não acaba após o parto. Não acredita nisso? Então conheça a exterogestação, a gravidez depois dos 9 meses. Saiba porque esse período é tão importante para o bebê.
A teoria da exterogestação
A ideia da extensão da gravidez até o primeiro trimestre do bebê é do antropólogo Ashley Montagu, entretanto, ganhou força com o pediatra Harvey Karp. A exterogestação é basicamente a adaptação do bebê à vida fora do útero.
Essa transição é importante, porque a criança precisa entender, entre outras coisas, que sua alimentação será a cada três horas e não constantemente como era na barriga da mãe pelo cordão umbilical, explica o pediatra do Departamento de Aleitamento Materno, Moises Chencinski.
Exterogestação na prática
Carregar o bebê no sling ajuda muito o bebê. Essa prática é comum na tribo Kung que vive na África Austral. As mulheres dessa comunidade levam os filhos para o trabalho no campo e a criança tem fácil acesso ao seio da mãe. Dormir no mesmo quarto dos pais nos três primeiros meses também facilita o início da vida extrauterina. Mas, existem outras e nós separamos 4 técnicas para praticar exterogestação, veja quais são elas:
O mantra “Shhhh, Shhhh…”
Para os adultos parece o som do mar. Para os bebês, lembra o que ele ouvia no útero. Imagina a confusão que é passar nove meses ouvindo esse som e chegar em um mundo onde todos sussurram e andam na pontinha dos pés. Eles sentem-se muito sozinhos e ficam nervosos.
Quando o bebê estiver chorando, coloque sua boca entre 10 e 20 cm de distância dele e faça “shhh”. Aumente a intensidade até alcançar o choro do bebê. Caso você tenha outros filhos, ensine-os a técnica para acalmar o irmãozinho. Experimente trocar o “shhh” por som de água corrente ou CD’s com sons de cachoeira ou do mar.
Atenção às visitas
O recém-nascido absorve a energia do ambiente e das pessoas. Peça aos familiares e amigos que liguem antes de visitas. Peça também que não levem crianças, não compareçam durante as mamadas, não fume antes e durante a visita, não usem perfume e apliquem álcool em gel nas mãos.
Carregar o bebê de lado
Carregue seu recém-nascido de lado, também relaxa a criança. Uma variação dessa posição é deixá-lo no colo de bruços, com a barriguinha na sua mão e braços e pernas soltinhas. Mas, atenção, nunca coloque a criança para dormir de bruços.
Shantala
A massagem indiana é ótima para amenizar as cólicas. O pediatra Alessandro Danes, que trabalha no Hospital Sírio Libanês (São Paulo), explica que a massagem é indicada logo nos primeiros dias. Feita no peito, melhora a respiração e acalma tanto que facilita a troca de fraldas. Ela deve ser feita sempre no mesmo horário e com óleo vegetal de amêndoa doce ou camomila.
Você também pode gostar
Se a exterogestação é o prolongamento da gravidez, será que a mulher se torna mãe apenas quando a descobre? Saiba mais.
Escrito por Sumaia Santana da equipe Eu Sem Fronteiras