Nem sempre se tem espaço, tempo e disposição para cuidar de outro ser para sempre, mas isso não precisa ser um empecilho para uma boa ação.
Você sabe o que é lar temporário?
O lar temporário é uma opção solidária para ajudar a reduzir o número de animais abandonados e desabrigados.
E você pode fazer parte dessa iniciativa! É só buscar uma ONG para escolher o animalzinho que ficará na sua casa enquanto ele não for adotado por uma família definitiva.
Mas não é tão simples. Você precisa estar ciente das suas responsabilidades: alimentá-lo, levá-lo ao veterinário, cuidar do bem-estar dele e arcar com todas as despesas. Algumas ONGs ajudam com os gastos também.
E o que você ganha com isso?
Tirar um animal da rua e se responsabilizar por ele até que ganhe uma família definitiva ajuda, não só ao próprio animal, mas também a você mesmo – que terá uma companhia com muito amor para dar!
Além disso, você contribui para a redução de um problema social e crescente. O número de animais abandonados ainda é alto no Brasil e para que ele diminua, é preciso muito trabalho, muito amor e muita consciência! Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem em solo nacional mais de 30 milhões de animais abandonados precisando de carinho, lar e amor.
Para oferecer um lar temporário você precisa ter mais de 18 anos e o consentimento de todas as pessoas que moram junto com você, além de ser capaz de sustentar o novo animal, afinal, podem demorar algumas semanas e talvez meses, até que ele encontre uma nova casinha.
Se você sente que precisa fazer parte dessa ideia, pode visitar o site da Associação Protetora dos Animais Desamparados de Santa Catarina (APAD), preencher um formulário e enviá-lo para o e-mail apadrs@apadrs.com. Para mais informações sobre o Projeto Lar Temporário visite o site da APAD.
Existem também outras ONGs que fazem esse trabalho como a Cão Leal e o Instituto Santo Pet, que oferece trabalhos voluntários no cuidado dos animais e apoio a alguns abrigos.
Algumas dicas importantes:
- Converse com os seus familiares. Será que eles querem um animal diferente em casa?
- Entenda qual tipo de animal você pode cuidar: cachorros, gatos, deficientes ou com necessidades especiais.
- Você já tem um animal na sua casa? Faça a integração com o novo morador com paciência e atenção.
- Reserve um espaço especial para abrigá-lo.
- Entenda que alguns dos animais abandonados têm dificuldade em se relacionar com humanos, então, muito amor e paciência são essenciais!
Você também pode gostar
Já sabe tudo que precisa para fazer parte dos lares temporários? Faça essa boa ação!
- Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.