Você pode andar? Você pode enxergar? Você pode falar? Você pode ouvir? Você tem um emprego? Você tem uma família? Você tem um teto? Você tem comida? Você tem um amor? Você pode ajudar alguém? Você tem saúde? Se a resposta para grande parte dessas questões é sim, então agradeça, pois muitas pessoas nunca tiveram ou nunca vão experimentar a maioria dessas dádivas enquanto você pode. Daí a importância da gratidão e de dar valor ao que já conseguiu.
E, se você tem certa facilidade para reclamar e/ou pedir, e muita dificuldade para agradecer, saiba que há uma ferramenta infalível que te ajudará: o diário da gratidão. Às vezes, passamos 24 horas por dia no piloto automático, tão acostumados com a rotina que nem passa pela cabeça a quantidade de coisas que fazemos. E olha, acredite em mim, se você parar para pensar nisso, vai ver que é um herói.
Começar esse diário é bem simples. Antes de dormir, ou durante seu tempo livre, escreva pelo menos uma coisa pela qual foi grato naquele dia. Não precisa ser nenhum acontecimento extraordinário. Amigo, vai por mim, após escrever as primeiras páginas, sua percepção mudará e você verá que sua vida não é tão ruim quanto pensa.
Você aprenderá que as melhores coisas da vida são grátis. Além disso, vai se sentir mal ao lembrar que, enquanto pessoas estavam numa cama de hospital, ou num presídio sem poder ver o pôr do sol, sem liberdade, passando fome e frio, você reclamava de barriga cheia, se martirizando por coisas tão pequenas.
Numa semana serão, no mínimo, sete coisas para agradecer e valorizar. Num mês, 30 e, num ano, 365 motivos para ser grato e ver que você conquistou muito. Ou, então, quem sabe, pode acontecer o contrário e perceber que experimentou pouco e que precisa aprender a dizer mais obrigado.
Quantos anos você tem? Pare um pouco para lembrar as dificuldades e alegrias que te marcaram. Quantas vezes estava encurralado e conseguiu encontrar a saída? Quantos leões matou (e anda mata) por dia em casa, no trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar que vá? Os doze trabalhos de Hércules não serão nada perto do que já fez.
Você também pode gostar
Somos abençoados por estarmos vivendo essa jornada. Portanto, agradeça a Deus, Buda, Alá, ou seja lá qual for seu deus, pelas vicissitudes, alegrias e todos os outros presentes que a vida te dá entre o período que o sol nasce e se põe no horizonte.
“Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é que nos faz felizes”, Albert Clarke, renomado fotógrafo britânico.