Para se ter uma alimentação saudável e ainda prevenir ou ajudar no tratamento de alguns problemas de saúde, alguns hábitos alimentares devem ser mudados. Muitos condimentos que compramos no supermercado são prejudiciais à saúde por terem muitos conservantes e uma quantidade muito alta de sódio. Por isso, os temperos naturais feitos com ervas são as melhores opções para deixar as suas refeições mais saborosas. Comprar ervas frescas no supermercado é uma opção prática, mas se você puder cultivá-las em casa é ainda melhor. Conheça algumas das ervas mais fáceis de cultivar e descubra como elas são utilizadas na culinária.
Alecrim
O alecrim é uma erva conhecida por ajudar na digestão. Também faz bem sendo um antisséptico natural, estimulante, vasodilatador e antiespasmódico. Ele fica muito bem no tempero de pães e tubérculos, além de ser uma ótima opção para dar aroma no azeite e em carnes brancas.
Manjericão
O manjericão traz diversos benefícios para o organismo. Trabalha como um antioxidante, protege o fígado de excesso de gorduras, ajuda na digestão, alivia cólicas, e auxilia na absorção de vitaminas pelo intestino. Na culinária, ele é muito utilizado em pizzas, massas e molhos diversos.
Hortelã
Essa refrescante erva tem efeitos que ajudam na digestão e no tratamento de cólicas. Também possui efeito analgésico, relaxante e antioxidante. Além de ser muito presente na culinária árabe, é muito utilizada para chás, sucos e doces.
Salsinha
A salsinha é diurética e por isso pode ajudar em alguns casos de inchaço. Também é rica em vitaminas A e C. Ajuda a combater o mau hálito e pode ajudar em problemas na pele. Nas refeições, é uma ótima opção para temperar pratos diversos, com destaque para o feijão que combina bem com o seu sabor.
Orégano
É uma erva que pode ajudar a combater as bactérias que prejudicam o bom funcionamento do intestino. É muito comum encontrarmos, principalmente em pizzas, mas ela também pode ser utilizada em salgados e assados em geral, para dar um sabor e aroma a mais na comida.
Você também pode gostar:
Essas são algumas ervas fáceis de encontrar para comprar ou para cultivar em casa. Caso você queira se aprofundar no assunto e descobrir novos hábitos alimentares que possam ajudar na sua saúde e inclusive ajudar no combate a algumas doenças, procure um nutricionista e um médico para tirar todas as dúvidas e poder refazer o seu cardápio diário. Bom apetite!
Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras