Autoconhecimento

Fazendo as pazes com a Tristeza

Escrito por Deise Aur
Quem de nós já não se sentiu triste em algum momento da vida?

Afinal existem inúmeros motivos para isso, não é mesmo?

Vivemos em uma sociedade em que reina a desigualdade, a pobreza, a competição, o preconceito, a discriminação, a corrupção e ainda temos nossos problemas existenciais, conflitos, dúvidas e medos.

Por mais bem resolvida que uma pessoa seja, em algum momento de sua existência ela irá se deparar com a tristeza, pois estamos sujeitos a mudanças, reveses, rupturas, doenças, partidas, envelhecimento e mortes.

Realmente, é difícil encarar a tristeza em nós, pois em tempos de selfie em que todo mundo aparece sorrindo e ostentando felicidade, falar em tristeza se torna um tabu, então se acaba escondendo a sete chaves esse sentimento.

Em decorrência disso, a tristeza dá um jeito de sair da prisão, e vêm os sinais: mudanças de humor, melancolia, angústia, irritação e crises súbitas, por isso é importante sermos honestos com nós mesmos.

Se estamos tristes, conversemos com a tristeza e escutemos o que ela tem a nos revelar, perguntemos a ela:

Por que insiste em me acompanhar e estar comigo?

Você também pode gostar de:

Olhos cheios de lágrimas.

A tristeza tem muito a nos ensinar:

Ela nos torna mais sensíveis e empáticos ao sofrimento alheio, nos ajuda a perceber que a vida não são só alegrias e vitórias.

A tristeza revela as ilusões e nos faz ver a realidade.

Em tempos de dor, perdas e partidas, ela é nossa fiel companheira nos auxiliando a refletir sobre nossa existência e sendo nossa conselheira.

Ela é amiga dos incompreendidos e excluídos, inspirando-os a fazer arte e poesia.

Nos momentos de nostalgia e saudades, é ela que nos escuta e conversa conosco.

Nas travessias difíceis e frente aos obstáculos, ela é nossa guia, relembrando os desafios já vividos.

O ser humano foge da tristeza porque ignora que ela desperta em cada ser o valor de

cada momento e contribui para que nos libertemos das amarras do orgulho, da vaidade e do egoísmo.

A tristeza é aliada da alegria, pois nos remete a viver com amor e gratidão!

Mesmo tudo sendo passageiro, ela nos recorda a viver com presença e lucidez, valorizando cada momento, experienciando o eterno em cada instante da existência!

A tristeza é nossa amiga!

#LidebemcomaTristeza! #ATristezanosdesperta! #AprendendocomaTristeza!

Sobre o autor

Deise Aur

Meu nome é Deise Aur, sou graduada em História e atuo como educadora, escritora, pesquisadora e desenvolvendo conteúdos em diversas vertentes do conhecimento, incluindo arte, filosofia, mística, ciência, psicologia, espiritualidade, ecologia e vida. Acredito que esses conhecimentos são essenciais para o desenvolvimento humano e para a melhoria da qualidade de vida em nosso planeta. Atualmente, compartilho meus conhecimentos e percepções por meio das mídias digitais.

Tenho uma ampla gama de interesses e costumo explorar diversos temas, como esoterismo, autoconhecimento, veganismo, história, saúde e meio ambiente, entre outros. Considero que a curiosidade e o conhecimento nos permitem aprender constantemente e expandir nossos horizontes.

Minha paixão pela escrita me impulsiona a utilizar as palavras para expressar insights e inspirações que brotam de minha alma. Minha sensibilidade, inspiração e descobertas estão especialmente relacionadas à espiritualidade, aos sentimentos humanos, à inter-relação entre os seres vivos e à natureza. Acredito que compreender e explorar esses aspectos é fundamental para o nosso crescimento pessoal e o desenvolvimento da consciência.

Continuo dedicando-me a transmitir conhecimento, motivação e reflexão por meio do meu aprendizado, das minhas palavras e da produção de conteúdo. Convido você a conhecer mais sobre meus conteúdos em:

Canal no Youtube: @DeiseAur

Colaboração no greenMe: author/deise-aur-2/

Instagram: @deise_aur

Página no Facebook: facebook.com/escritoradeiseaur/

Blog: deiseaur.blogspot.com

Tik Tok: tiktok.com/@deiseaur

Blog sobre Veganismo: veganpelavida.blogspot.com

Espero que aproveite e encontre inspiração nos conteúdos que compartilho em diversas plataformas.