Fazer dieta requer autoconhecimento
De acordo com as últimas pesquisas realizadas no Brasil sobre o índice de obesidade no país, foi registrado que mais de 50% da população com mais de 18 anos está acima do peso e 20% são consideradas obesas. Ainda que esses números sejam assustadores, entrar na dieta não é uma tarefa fácil, para emagrecer é preciso estabelecer e acreditar num real motivo ou necessidade.
O primeiro passo é ter disciplina, seu cérebro precisa entender essa nova etapa e isso requer muito esforço e determinação. É comum, durante esse processo, surgirem barreiras psicológicas e vontade de desistir, mas além de serem superadas, elas darão equilíbrio para que a partir de então algumas coisas possam ser readaptadas em seu corpo.
O fato é que existem muitas crenças e mitos sobre esse assunto que dificultam o processo. Quantas vezes você já não falou ou ouviu alguém dizendo: “Não consigo emagrecer, minha família toda é mais gordinha”. “Não tenho força de vontade”. “Não consigo me controlar com comida”. Para mudar esse cenário é preciso além de tudo, que se lembrar dos pontos positivos do emagrecimento e não os negativos, as restrições e as dificuldades.
Se alimentar de maneira saudável é fundamental, mas definir uma dieta de acordo com suas necessidades não é algo tão simples. O aconselhável é conversar com um nutricionista e explicar como funciona sua alimentação. Se por exemplo, você não come um determinado legume ele pode substituí-lo por outro ou se ainda assim, você precisa comer um doce todo dia, ele pode te indicar algo menos calórico e por aí vai. Assim a dieta será estruturada de acordo com a necessidade do seu corpo e organismo.
Estabelecer uma rotina de exercícios também é algo primordial para quem deseja emagrecer, mas isso não precisa se tornar um martírio. Opte por praticar aquilo que tem mais afinidade ou que não seja tão doloroso, assim o processo de emagrecimento se torna menos difícil.
Você também pode gostar
Assim, um novo ponto de vista será adotado naturalmente. A alimentação, a prática de exercícios físicos e conjunto de atitudes que influenciarão durante o processo de emagrecimento fazem com que as pessoas enxerguem o mundo de outra forma e com isso todo o “sacrifício” é válido não apenas pela perca de peso, mas por uma nova forma de levar a vida.