O vento bate forte no telhado e o vai e vem das telhas soltas mostra a vulnerabilidade de uma telha só, nem muito nova nem muito velha, mas que vem se sustentando ao longo dos anos e também serve de apoio para tantas outras. Sua tonalidade avermelhada me diz sua origem, mas suas pequenas rachaduras escondem sua história.
Estar prestes a fazer aniversário nos faz enxergar ensinamentos em todas as situações do cotidiano. Normalmente, quando somos adultos e percebemos que o tempo passa rápido demais, aprendemos a não perdê-lo: queremos aproveitar todos os instantes de cada momento.
Por isso, para quem sabe ler, um telhado pode virar terapia, uma chuva pode se transformar num poema e qualquer coisa, desde que olhada em profundidade, pode se tornar um ensinamento. Que bom que isso acontece, porque podemos nos ler à medida que lemos o mundo.
Fazer aniversário pode nos ajudar a compreender que temos que apreciar o tempo, mas, além disso, nos mostra que nossas “pequenas rachaduras” contam a nossa história e devemos celebrá-las. Sejam quais forem essas dores, elas devem ser admiradas em nós e nos outros.
Colecionar sabedoria é o que nos faz resistir às turbulências da vida, é o que nos torna mais empáticos e mais afetivos, pois carregamos todas as dores e alegrias. Muitas vezes compostas não só de nossas experiências.
Você também pode gostar
- Tire um tempo para refletir sobre a sua vida e celebre um novo ciclo!
- Saiba como as reclamações podem afetar a sua vida
- Aprenda a se apaixonar pela sua própria vida
Olhar para a nossa própria história é ter a oportunidade de fazer como a telha avermelhada levemente levantada pelo vento faz: sustentar a beleza de interser por meio de nossas pequenas rachaduras. Com elas crescemos e recomeçamos a qualquer momento, com elas vamos em frente, com elas avançamos em aprendizados inimagináveis.
Fazer aniversário não é sobre envelhecer nem sobre fazer anos, é sobre celebrar rachaduras, sem as quais não seríamos o que somos hoje.
Feliz aniversário. Feliz você.