Jardinagem

Flores para cultivar na sua varanda

Flores postas em vasos. Ela estão próximas a uma varanda.
sushytska / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem nunca teve vontade de ter um jardim na própria casa? Acordar de manhã, abrir a janela e ver lindas flores e plantinhas recebendo a luz do Sol e nos retribuindo esses cuidados com ar puro e fresco. Destacando-se dos outros tipos de plantas, as flores são únicas e encantadoras não apenas pela aparência, mas também pelos incríveis aromas que exalam.

Acontece que, para muitas pessoas que moram em espaços pequenos ou acima do térreo, essa ideia parece algo muito distante, mas nada é impossível! Agora, você vai descobrir que é bastante viável ter seu próprio jardim, mesmo morando num apartamento ou prédio. Confira, então, 5 diferentes flores que podem ser facilmente cultivadas em varandas.

5 flores para cultivar na varanda

Petúnias

A flor roxa petúnia.
Helger11 / Pixabay

As petúnias são flores bastante conhecidas pela diversidade de cores e formatos. Existem petúnias amarelas, brancas, roxas e até mesmo bicolores. Apesar de fácil cultivo, a petúnia exige atenção: ela necessita de banhos de Sol plenos e de terras bastante férteis. Ela deve ser regada de 2 a 3 vezes por semana em dias normais e, no verão, diariamente.

Orquídeas

Orquídeas brancas.
JulianCantun / PxHere

Tanto na aparência quanto nos cuidados, as orquídeas são flores muito delicadas. Um cuidado muito específico da orquídea é que ela precisa ter seu cale sustentado por algum material, como uma vara curta de bambu ou um arame mais rígido. Não é uma planta muito sedenta, então, quanto à rega, ela pode ser feita uma vez por semana em dias frios e duas vezes por semana em dias quentes, o que já é o suficiente para manter sua orquídea viva e linda.

Gerânios

Gerânios vermelhos.
PxHere / PxHere

Além de ter um aroma incomparável, o gerânio é uma flor que tem propriedades medicinais. Necessitam de cuidados redobrados quanto à temperatura e à umidade, principalmente em épocas de extremo calor ou em ambientes muito úmidos, já que ambos podem prejudicar a planta. Os gerânios devem ser regados apenas quando o solo ou substrato estiverem secos. Para verificar isso, basta tocar a terra na qual a flor está plantada e sentir o grau de umidade.

Zinnias

Flor de zinnia vermelha.
Reinhold Möller, CC BY-SA 4.0 / Wikimedia Commons

Conhecidas por atraírem borboletas e por se assemelharem discretamente com os girassóis, as zinnias são flores que se desenvolvem bem em vasos ou jardineiras. Ou seja, é o tipo de planta perfeita para ser cultivada num ambiente como uma varanda ou sacada. São propícias de ambientes quentes e secos, então, em dias frios ou mais úmidos, deve-se dobrar a atenção para com os cuidados com elas. Como regra geral, deve-se regar as flores de zínia de duas a três vezes por semana ou ao notar que o solo dela está seco.

Ametistas

Flores ametistas azuladas.
Samuel Stone / Pixabay

A ametista é uma planta que floresce durante o ano todo. Essa flor aprecia sombras e regiões frias e seu solo, apesar de precisar estar sempre fértil e úmido, jamais deve ficar encharcado. As ametistas são tão especiais que até mesmo ganharam corpo na voz de Chico Buarque em sua canção “Teresinha”. As regas da ametista devem ser regulares, pois seu solo deve estar sempre úmido.

Você também pode gostar

Agora que você já descobriu diferentes flores, de aromas e aparências diversas, de fácil cultivo, já pode dar início ao seu jardim de varanda! Com cuidado e carinho, logo a natureza fará parte da sua casa e, com certeza, tornará mais vibrantes e alegres todos os seus dias dentro do lar.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br