A fobia social, também conhecida como ansiedade social, é caracterizada por sintomas de ansiedade intensos diante de situações sociais. Pessoas com esse transtorno apresentam um medo constante e acentuado de interações sociais do dia a dia. A ansiedade gera o medo de se expor, ser julgado, avaliado, humilhado e desaprovado.
Quem apresenta fobia social pode apresentar esses sintomas:
💡 – Dificuldade em falar e se apresentar em público
💡 – Dificuldade de se expressar adequadamente
💡 – Tremores nas mãos
💡 – Sudorese excessiva
💡 – Respiração ofegante
💡 – Batimentos cardíacos acelerados
💡 – Rigidez muscular
💡 – Temer qualquer interação social como escrever, falar e comer em público
Por serem muito sensíveis diante das situações sociais, geralmente essas pessoas se consideram inferiores, e isso só faz aumentar o medo e a ansiedade. São pessoas que se sentem inadequadas e com uma grande expectativa de fazer tudo errado.
Como tratar a fobia social?
A terapia é fundamental para investigar quais fatores levam a pessoa a ter os sintomas da fobia social.
O propósito é identificar quais são os fatores que contribuem para a ansiedade, como traumas e experiências negativas, baixa autoestima, e outros. A partir daí, o psicólogo desenvolve estratégias para ajudar o paciente a administrar a ansiedade do dia a dia, mudar crenças negativas sobre si mesmo e os outros e curar feridas emocionais causadas por situações traumáticas.
Nosso cérebro faz conexões atemporais, que marcaram a nossa história.
Os gatilhos mentais se conectam aí. Os gatilhos nos levam a reviver vários tipos de experiências que tivemos ao longo da vida, desde experiências alegres e boas até as mais traumáticas.
Todas as experiências que tivemos são muito importantes, por isso é preciso saber lidar com os gatilhos mentais.
Adquirir consciência de que temos esses gatilhos e que eles podem ser ativados a qualquer momento é o primeiro passo para aprender a lidar com eles.
É preciso encontrar a origem dos gatilhos, quais foram as experiências negativas que os fizeram surgir. Então, poderá ser compreendido mais a respeito de cada situação vivida pela pessoa.
Na psicoterapia a pessoa poderá compreender o que são os gatilhos mentais e como eles se manifestam. Além disso, será orientado como pensar e falar, o que ajudará a pessoa a aprenderá a gerir as diversas reações advindas dos seus gatilhos.
Você também pode gostar
- Analise o que é fobia social
- Supere o seu medo de falar em público
- Atente-se aos principais sintomas de ansiedade
Agende um bate-papo. No nosso primeiro encontro, conversaremos e avaliaremos a melhor forma para conduzir o seu processo. Não se preocupe, pois eu não cobro essa conversa.
Envie Whatsapp para fazer o seu agendamento.
Psicóloga Carla Marçal
📲- (11) 99916-1828.